domingo, 14 de novembro de 2010

Bombeiros Sapadores de Coimbra recebem três viaturas e novo equipamento

A corporação dos Bombeiros Sapadores de Coimbra recebeu hoje (sexta-feira) três novas viaturas e um inovador equipamento, destinado a ser usado pela equipa de busca e resgate em estruturas colapsadas.
O “Audio Resq – Life Locator”, no valor aproximado de 10 000, foi adquirido e entregue à corporação pela empresa Águas do Mondego, no âmbito da política de apoio a entidades regionais.
Apesar de ser vulgarmente utilizado pelas equipas internacionais de busca e resgate, em Portugal, há apenas mais um destes equipamentos, em Lisboa, que permite detectar vítimas soterradas debaixo de escombros.
Destinados a reforçar a capacidade operacional dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, os três veículos entregues pela Câmara Municipal de Coimbra representam um investimento na ordem dos 360 000 euros. Para além de uma viatura de comando táctico, a corporação passa a dispor de mais duas viaturas ligeiras de combate a incêndios, devidamente equipadas, uma vocacionada para a intervenção em zonas urbanas e de difícil acesso e a outra para a área florestal.
O comandante dos Sapadores, tenente-coronel Dantas, apresentou ainda um novo projecto, no valor aproximado de 600 000 euros, tendente à ampliação das instalações do actual quartel, privilegiando a criação de novos espaços destinados a albergar valências nas áreas da protecção ambiental, formação e treino da equipas de mergulhadores e busca e resgate em estruturas colapsadas, entre outras.
A obra, comparticipada pelo Quadro Referência Estratégico Nacional (QREN) em 70 por cento, foi adjudicada ontem pelo Município de Coimbra, que suporta o restante investimento.
A aguardar o aval do Tribunal de Contas para avançar, esta empreitada tem o prazo de conclusão de um ano.
Campeão

Sem comentários:

Enviar um comentário