quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Homenagens na I Gala do Bombeiro

A Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda vai homenagear autarquias, Governador Civil e ‘soldados da paz’ naquela que será a I Gala do Bombeiro. Um evento a realizar esta sexta-feira, em Folgosinho.

As câmaras da Guarda e Sabugal, o Governador Civil, o ex-delegado distrital da Juvebombeiro e a Associação Humanitária dos Voluntários sabugalenses vão ser homenageados pela Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda (FBDG) na próxima sexta-feira, dia 10. As distinções vão acontecer durante a I Gala do Bombeiro do Distrito, em Folgosinho, no concelho de Gouveia, numa iniciativa que conta com o apoio do Governo Civil da Guarda.

O momento serve também para distinguir a família de bombeiros mais

Confraternização e distinções

O presidente da Federação, Gil Barreiros, explica que o objectivo é “criar um momento em que haja uma confraternização dos bombeiros”, com representação de todas as corporações do Distrito, e “distinguir individualidades/entidades que, de alguma forma, ajudaram os bombeiros no corrente ano”.

A Câmara da Guarda vai ser homenageada pelo apoio que tem dado à Federação e a Câmara do Sabugal pelo apoio à realização do Acampamento da Juventude. Também o Governador Civil, Santinho Pacheco, vai ser distinguido pelo apoio aos bombeiros.

Nuno Marques, pertencente à corporação de Seia, já deixou a Juvebombeiro por atingir o limite de idade, mas vai ser destacado pelo trabalho que desempenhou enquanto delegado distrital da Juvebombeiro. Outro homenageado será Seara Pires, que exerceu as funções de comandante dos Bombeiros de Vila Nova de Tazem, de presidente da Federação e de 2º comandante operacional distrital e que este ano se aposentou.

Gil Barreiros salienta a importância deste tipo de eventos “para criar espírito de equipa, união, e para dar um aspecto mais fortalecido do associativismo”. “Nós somos uma instituição de bombeiros que vive essencialmente à custa do associativismo”, destaca o presidente da Federação.

Depois desta primeira edição, a Gala deverá ter continuidade no futuro, com uma maior participação de ano para ano, como espera a Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda.

Família de bombeiros mais numerosa pertence à Associação de Vila Nova de Tazem

Laços familiares ligam 14 elementos da corporação de Bombeiros de Vila Nova de Tazem, no concelho de Gouveia, constituindo, de resto, a família de ‘soldados da paz’ mais numerosa do distrito da Guarda.

O subchefe Paulo Alexandre Oliveira é bombeiro na corporação daquela Vila com mais 13 elementos da sua família. É casado com a bombeira de 1ª classe Maria de Fátima Marques de Oliveira, padrasto do bombeiro de 3ª classe André Filipe Marques, pai da cadete Diana Filipa Marques Oliveira e das infantes Liliana Raquel Marques Oliveira e Paula Sofia Marques Oliveira. É irmão dos bombeiros de 1ª classe Joaquim Alexandre Oliveira e José Alberto Cunha Oliveira e do bombeiro de 3ª classe Ricardo Alexandre Oliveira. A família fica completa com os cunhados (irmãos da esposa), que são os bombeiros de 1ª classe Joaquim Ferreira Marques e Fernando Ferreira Marques, com o primo Joaquim Manuel Jesus Martinho (bombeiro de 1ª classe) e com as sobrinhas Sara Patrícia Índio Oliveira (cadete) e Inês Alexandra Índio Oliveira (Infante).

Jornal Nova Guarda

1 comentário:

  1. 1 dia dextex ainda vamox ver algunx cmndntx do dixtrito da guarda k ñ valem 1 amburguer a xerem condocoradox com medailhax de ouro como xe o valexem e ainda ñ xe lembraram de condocorar o artixta da anpc por tudo akilo k é acuxado e outrox maix k xe encontram xobre proxexox dixiplinarex k maix parexem valer toneladax de ouro
    ele ha coixax, xó mexmo na guarda

    ResponderEliminar