terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Liga dos Bombeiros Portugueses atribui Fénix de Honra a Henrique Sales Henriques

Henrique Sales Henriques, comandante dos bombeiros voluntários das Caldas entre 1969 e 2001, vai ser condecorado pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) com a primeira Fénix de Honra atribuída a título individual.
O anúncio desta distinção, que será entregue nas próximas festas da cidade a 15 de Maio, foi feito no quartel dos bombeiros caldenses no passado dia 15 de Dezembro, pelo vice-presidente da liga, Rui Silva.
O dirigente da LBP é caldense e iniciou a sua actividade nos bombeiros desta cidade, tendo por isso Sales Henriques como uma grande referência. "Agradeço tudo o que aprendi com ele e acho que esta condecoração é inteiramente merecida, porque é um exemplo para todos nós. É o comandante dos comandantes", afirmou.
A condecoração foi proposta pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha e aprovada por unanimidade no conselho nacional da liga, que é o órgão máximo desta instituição entre congressos. "Os cerca de 80 conselheiros votaram por unanimidade e aplaudiram a atribuição desta medalha a Sales Henriques", contou Rui Silva.
A Fénix de Honra é a segunda mais alta distinção da liga, tendo sido criada recentemente, e até aqui só foi atribuída a associações de bombeiros com mais de 100 anos de existência. O colar de mérito, a mais alta distinção daquela entidade, só foi ainda atribuído a duas pessoas e só pode votado em congresso.
Com 83 anos, neto de um dos fundadores dos bombeiros das Caldas, Henrique Sales Henriques é actualmente presidente da assembleia geral da associação.
Visivelmente emocionado quando lhe foi comunicada a condecoração, Sales Henriques dedicou-a a todos que o ajudaram durante todos os anos que esteve nos bombeiros. "Nenhum homem vai a lado nenhum sozinho", afirmou. A sua farda foi sempre "o fato-macaco para ir combater os fogos com os meus homens".
Gazeta das Caldas

Sem comentários:

Enviar um comentário