segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

1ª Gala do Bombeiro do Distrito da Guarda (10 Dezembro)

Clique sob a foto para ampliar
A Federação dos Bombeiros do Distrito da Guarda, representa:
- 23 Associações de Bombeiros e seus Corpos de Bombeiros, que albergam;
- Mais de 300 Directores, como alguém uma vez disse "Bombeiros sem Farda";
- E 3.247 Bombeiros dos Quadros de Comando, Activo, Honra e Reserva.

A Federação dos Bombeiros do Distrito da Guarda homenageou Figuras e Entidades que se destacaram pelos seus feitos ou apoios à causa do Associativismo e Voluntariado nos Bombeiros, durante 2010, bem como a família mais numerosa ao serviço num Corpo de Bombeiros do Distrito.

Inês Alexandra Oliveira, Patrícia Oliveira, Joaquim Manuel Martinho, Fernando Ferreira Marques, Joaquim Ferreira Marques, Ricardo Alexandre Oliveira, José Alberto Oliveira, Joaquim Alexandre Oliveira, Paula Sofia Oliveira, Liliana Raquel Oliveira, Diana Filipa Oliveira, André Filipe Marques, José Coelho Índio e André Coelho Índio, os José e André Índio não podem estar presentes

Estão ligados por laços familiares e pelos Bombeiros, é a família mais numerosa do Distrito da Guarda, a cabeça da família são: Maria de Fátima Oliveira e Paulo Alexandre Oliveira, num total de 16 Elementos, esta numerosa e grande família ao serviço dos bombeiros do Distrito da Guarda e de Portugal é dos Bombeiros de Vila Nova de Tazem!

NUNO FILIPE SOUSA MARQUES
O Subchefe Nuno Marques nasceu em 11 de Julho de 1980, aos 14 anos, ingressou nos Bombeiros de Seia, na categoria de Cadete.

Em 1999, entra no Quadro activo com a categoria de 3.ª Classe;
Em 2003, é promovido a 2.ª Classe, em 2005 a 1.ª Classe e, em 2007 a Subchefe.

É detentor de formação, em: Operador de Central, Salvamento em Grande Ângulo, Salvamento e Desencarceramento, Trip. Ambulância Transporte, Controlo de Acid. com Matérias Perigosas, em Salamanca fez formação em extinção de Incêndios Florestais, é formador de Condução Fora-de-Estrada.

Em 1994 integrou a equipa enviada, em Missão Humanitária, para Timor Loro Sae.

Mas não foi só por tudo isto que foi nomeado para esta homenagem, é que em 2005 foi eleito para representar a juventude do distrito, é o Delegado Distrital da Juvebombeiro, e de entre outras, participou ou organizou:

Fóruns, Seminários e:
Em 2004, em Elvas, o Encontro Nacional de Juvebombeiro;
Em 2007, em Almeida, o Acampamento da Juventude;
Em 2009, em Gouveia, o Acampamento da Juventude;
Em 2010, em Peniche, o Acampamento Nacional;
Em 2010, em Sabugal, o Acampamento da Juventude;


CARLOS ANTÓNIO SEARA PIRES
O Cmdt. Seara Pires nasceu em 28 de Fev. de 1950, aos 37 anos ingressou nos Bombeiros de Vila Nova de Tazem, no cargo de Adj. Comando.

Em 1993, assume o cargo de 2.º Comandante e, em 2004 o cargo de Comandante, cargo que desempenhou até 11 de Abril de 2006, data em que transitou para o Quadro de Honra.

É naquela data que é chamado a prestar serviço na ANPC, colocado no CDOS / Guarda, no cargo de 2.º Cmtd. Distrital Operacional, tendo-se aposentado em 2010.

Desempenhou, ainda, vários cargos e funções na esfera do associativismo, nomeadamente na Liga dos Bombeiros Portugueses, na Federação dos Bombeiros do Distrito da Guarda, onde ocupou o cargo de Presidente da Direcção, exerceu, também, o cargo de Comandante da ZO 3.

ASSOCIAÇÂO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DO SABUGAL
Representada pelo Presid. da Direcção LUÍS CARRIÇO

Os Bombeiros do Sabugal assumiram, em condições difíceis e tempo recorde, a organização do acampamento da Juventude e o encontro do Quadro de Honra, que tiveram lugar nos dias 27, 28, 29 e 30 de Agosto de 2010, naquele Concelho do Sabugal.

CAMARA MUNICIPAL DO SABUGAL
Representada pela Vice-presidente Dra. Delfina Leal,
Porque se uniu à Associação dos Bombeiros do Sabugal, o que possibilitou que ali no Sabugal, tivessem lugar o acampamento da Juventude 2010 e o encontro do Quadro de Honra, com tanto brilho e competência que levou sua Exª. O Senhor Governador Civil a propor a realização do mesmo tipo de eventos, em futuros anos, com outro figurino, nomeadamente a realização de um fórum do voluntariado nos bombeiros e patrocinado por aquela Entidade.

CAMARA MUNICIPAL DA GUARDA
Representada pelo Presidente – Engº. Joaquim Valente,
Pelos auxílios que tem prestado à causa do Associativismo e Voluntariado Bombeiros, na Entidade da Federação dos Bombeiros do Distrito da Guarda, cedendo-lhe instalações e meios logísticos.

Exmº. Sr. Governador Civil, António José Santinho Pacheco
Pela disponibilidade e preocupação que sempre demonstrou ter para auxiliar os Bombeiros na resolução de alguns dos múltiplos problemas com que nos temos confrontado e pela sensibilização, com coragem, junto do Poder Central das nossas realidades e carências, constituindo-se num porta-voz coerente dos anseios e necessidades das Associações e Corpos de Bombeiros do Distrito da Guarda e, ainda pelos múltiplos auxílios prestados para a consolidação da vida dos bombeiros, retratado no apoio inexcedível à realização e manutenção da gala.

No uso da palavra, o Presidente da Direcção Dr. Gil Barreiros, dirigindo-se aos presentes e representantes, da:
- Câmara de Gouveia, Junta de Folgosinho, Estradas de Portugal, Instituto Nacional de Emergência Médica, Autoridade Nacional Florestal, Guarda Nacional Republicana, Autoridade Nacional Protecção Civil / Centro Operacional Distrital, Liga dos Bombeiros Portugueses, Bispado da Diocese da Guarda, aos Distinguidos, Associações e Bombeiros, numa sala cheia, agradeceu e realçou o elevado contributo do Governo Civil da Guarda para que a Gala se realiza-se.

Foi no uso da palavra que assinaram, Governo Civil e Federação dos Bombeiros Guarda, um protocolo de cooperação para continuidade daquele evento.

Seguisse a cerimónia de consagração dos distinguidos e usaram da palavra, ainda:

- Liga dos Bombeiros Portugueses, Presidente da Assembleia da Federação dos Bombeiros do Distrito da Guarda e Governador Civil da Guarda. Discursos muito emotivos.
Uma festa Bonita, que encerrou com Votos de BOAS FESTAS
Autor devidamente identificado

Sem comentários:

Enviar um comentário