terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Bombeiros Voluntários de Paredes terão auto-escada em 2011

Os Bombeiros Voluntários de Paredes vão ter uma auto-escada para combater incêndios em prédios de vários andares.
A concretização de uma das maiores ambições desta corporação foi anunciada no passado sábado, durante a apresentação do novo equipamento de protecção individual para 55 bombeiros.
A auto-escada, que nunca custará menos de 620 mil euros, vai ser paga, em 70 por cento, por fundos comunitários através do Governo Civil do Porto e pela Câmara Municipal de Paredes. Em estudo está também a reformulação do salão do quartel, de forma a criar uma camarata com 120 camas.
Presidente quer criar camarata com 120 camas“ - Durante o ano de 2011 a auto-escada deverá ser possível. Neste momento, está tudo preparado para que tal aconteça”. A afirmação é da governadora civil do Porto, Isabel Santos, que explicou que a vinda da viatura para Paredes tornou-se viável após a corporação da Póvoa do Varzim ter desistido da candidatura para a aquisição de uma escada magirus.
“Agora temos de aguardar apenas que os trâmites legais e processuais decorram”, declarou a mulher responsável pelo organismo que, com recurso a fundos comunitários, irá financiar a auto-escada em 70 por cento.A restante verba será suportada pela autarquia. “Chegámos a acordo com o Governo Civil para adquirir a tão desejada auto-escada. Assumiremos os 30 por cento da verba que caberia à Associação”, revelou o presidente da Câmara, Celso Ferreira.Com estas palavras ficou resolvido um dos dois desejos realçados pelo presidente dos Bombeiros de Paredes, Mário Sousa.
O outro passa pela construção de um piso superior no salão do quartel que permita, para além de várias salas polivalentes, a criação de uma camarata com 120 camas. “Essa obra deverá rondar os 650 mil euros e era muito importante, porque somos a base de apoio logístico do distrito. Este quartel deve ser o maior hotel do Vale do Sousa.
O número de refeições servido durante o ano aqui também é superior ao de qualquer restaurante da zona”, frisou.Também nesta questão, Isabel Santos referiu que o processo de candidatura está bem encaminhado.90 por cento da corporação bem protegidaAs novidades foram anunciadas durante a apresentação de 30 fatos individuais e 42 botas, material que juntamente com outras peças anteriormente adquiridas, permite ter 90 por cento da corporação protegida.
“Todo este equipamento de protecção individual custou mais de 58 mil euros, a grande parte financiada por fundos do Quadro de Referência Estratégica”, referiu o comandante José Morais.“Poderíamos ter tido mais equipamento, mas a qualidade não seria a mesma”, disse ainda, numa filosofia partilhada pelo presidente. “Não somos adeptos de quantidade. Queremos qualidade”, declarou Mário Sousa.
O verdadeiro Olhar

Sem comentários:

Enviar um comentário