quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Bombeiros querem mandar sozinhos

Uma análise à última época de incêndios, elaborada pela Liga dos Bombeiros Portugueses, revela várias dificuldades na atuação dos “soldados da paz” durante o combate às chamas.

De acordo com o relatório, a que o DIÁRIO AS BEIRAS teve acesso e que já foi entregue ao secretário de Estado da Proteção Civil, Vasco Franco, este ano verificaram-se pelo menos 13 grandes falhas que tornaram o trabalho dos bombeiros portugueses mais complicado.

A pressão dos políticos nos cenários de incêndio é uma das maiores dificuldades.

Além da questão política, o exame da Liga destaca também as dificuldades no fornecimento de água e combustível aos bombeiros, além das insuficientes pausas para descanso e alimentação dos bombeiros, durante o combate às chamas.

A “insistência” das Comissões Municipais de Proteção Civil em não acionar os Planos Municipais de Emergência em altura de incêndios é outra das críticas apontada pelo relatório.

Além das críticas, a Liga dos Bombeiros também apresenta propostas. A instituição defende que é necessário e urgente reestruturar a força de segurança, realizando “uma auditoria técnica a todos os corpos de bombeiros do continente” com o objetivo de definir “um Plano Integrado de Requalificação (…) no domínio dos equipamentos, formação e recursos humanos”.

A Liga quer ainda “rever a Lei Orgânica da Associação Nacional de Proteção Civil, criando no âmbito da mesma uma Estrutura Operacional de Bombeiros, com comando próprio”.

Neste caso, o presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra está de acordo com a Liga, lembrando que esta alteração tem sido uma “proposta forte da federação”. Segundo Jaime Soares, “a Proteção Civil tem de assumir um papel de coordenação”.

O responsável alerta para o facto de os bombeiros, “que não pertencem à estrutura do Estado”, serem “comandados pela Proteção Civil”, descrevendo esta situação como “demagogia”. Para o responsável, a situação baseia-se na manutenção de “um processo surrealista” e é com pena que afirma que “os bombeiros dão tudo e calam-se a tudo”.

Diário As Beiras

Sem comentários:

Enviar um comentário