quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Enxurradas em Seia (SIC Notícias)

O vídeo que serviu de base à reportagem SIC foi cedido por um dos administradores do blog bombeirospontopt. Em breve passaremos na integra a filmagem completa minutos antes da grande enxurrada.

2 comentários:

  1. Meus caros amigos, Sr. Presidente Filipe em especial, chamem à razão os responsáveis por tudo isto. Hoje em dia os técnicos da protecção civil e responsáveis dos bombeiros ganham o suficiente para que nós cidadãos comuns possam exigir-lhes responsabilidades. Compreende-se que foi uma enxurrada de água provocada por trovoada então no inverno o que acontecerá quando chover dia após dia como foi o caso deste ano.
    Aqui estão bem explícitos os efeitos do incêndio que andou a lavrar como quis e lhe apeteceu, sem modos de combate eficazes, combate deficiente coberto de bombeiros exaustos, sem meios aéreos, sem as forças especiais de bombeiros que não estavam no seu lugar (Distrito da Guarda), etc etc... depois vêm os senhores vestidos de negro, ministros e chefes de estado cag.. postas de pescada dizer que há meios suficientes no terreno (talvez no terreno deles porque no nosso foi como se viu).
    Sr. Presidente da Câmara de Seia, já que não se apanha o incendiário desfavorecido de mentalidade e civismo, partimos para outra vertente, abra um inquérito ao fogo da Aldeia da Serra quanto ao modo da sua extinção das primeiras horas… abra um inquérito quanto ao modo de combate deficiente na mata da Senhora do Desterro (S. Romão)… abra um inquérito quanto ao modo de como foram tratadas os cidadãos em Valezim que queriam trabalhar ao lado dos bombeiros e foi-lhes negado e pelo que sabe preferiram ficar a ver o fogo das estradas de alcatrão… abra um inquérito ao que aconteceu na estrada nacional 338 que com 7metros de largura está tudo queimado de ambos os lados que nem os parques de merendas foram salvaguardados; senhores, não venham defender-se que não haviam meios de combate ou que não tinham acessos (havia até demais e não foram devidamente utilizados)… abra um inquérito porque se desviaram do Distrito da Guarda as Forças Especiais de Bombeiros para outros Distritos deixando o nosso com uma zona protegida a descoberto, etc, etc…
    O incêndio e as suas causas foram e continuarão a ser a degradação da biodiversidade do PNSE e tudo por falta de conhecimento e abnegação dos (i)responsáveis do combate aos fogos, etc, etc… e agora a água de consumo doméstico que mal posso tomar banho nela com cheiro fumo e a terra queimada, iremos pagá-la na sua totalidade?
    Já é tempo de chamarmos alguém a razão e pedir-lhes responsabilidades!
    Senhor bloguista deixo-lhe aqui o desafio, se tiver coragem publique este teor em primeira página e diga que quem assina é um senense inconformado com tudo aquilo que se passou à nossa volta e que se nada fizermos agora, daqui a uns anos volta acontecer e depois e depois e depois voltará acontecer e novo e nunca haverá responsáveis.

    ResponderEliminar
  2. CONCORDO PLENAMENTE! NÃO ERA AMANHÃ, HAVIA DE SER JÁ HOJE, INFELIZMENTE VIVEMOS NUM PAÍS EM QUE MUITO SE TOLERA, EM QUE MUITO SE LEVA NO CU E EM NADA SÃO PEDIDAS RESPONSABILIDADES. ESTE É O PAÍS QUE TEMOS, ONDE MUITO SE GANHA E MUITO SE ERRA E MAIS UMA VEZ NÃO HAVERÁ RESPONSÁVEIS E PORQUÊ PORQUE TODOS SE SENTAM NO MESMO SÍTIO PARA COMER DO MESMO TACHO.
    TENHO DITO.

    ResponderEliminar