terça-feira, 16 de agosto de 2011

Polémica com Liga dos Bombeiros

“O Conselho Português de Protecção Civil repudia a ideia de extinção do Grupo de Intervenção Protecção e Socorro (GIPS) da GNR defendida pela Liga dos Bombeiros Portugueses, dizendo que é a única unidade de reserva específica para determinadas situações de catástrofe.


Em comunicado divulgado e assinado pelo presidente João Paulo da Encarnação, o Conselho refere que "não reconhece aos bombeiros portugueses a qualificação resultante do quadro de exigência, rigor e disciplina militar, que distingue os militares de operações especiais do Grupo de Intervenção em Protecção e Socorro [GIPS], da Guarda Nacional Republicana (GNR)".


Sr. Presidente da Mesa dos Congressos da LBP Sr. Jaime Soares, tem aqui a sua oportunidade de ganhar a Presidência da LBP, já que o Partido no Poder, lhe sorri e o respeita. Está na hora de devolverem aos Bombeiros a DIGNIDADE O RESPEITO e RECONHECIMENTO DA SUA COMPETÊNCIA ao longo de mais de 600 anos e que lhe foi retirado com a legislação em vigor.


Não comungo da ideia de extinção dos GPIS, visto que detêm uma vertente de socorro que poucas entidades estão aptas a desempenhar em Portugal estou a falar do USAR (Search and Rescue) que actuam em caso de catástrofes e em especial no Salvamento em Edifícios Colapsados, cuja estrutura que conheço é muito competente e bem organizada Comandado pela Srª Capitã Gisela da GNR. Área que os Bombeiros não têm qualquer formação salvo raras excepções.


Agora no que respeita aos Incêndios Florestais estou inteiramente a seu lado andar a extinguir fogos com pistola á cintura e com carros de passeio não dá jeito nenhum, dai a pouca Operacionalidade desta força na vertente I.F.


Senhor João Paulo Encarnação, Presidente do CPPC . Não sei nem me interessa qual a ordem de intolerância que sente por alguns dos dirigentes dos Bombeiros, mas não reconhecer aos Bombeiros Portugueses, uma Instituição com mais de 600 anos de Bons Serviços prestados na área do Socorro, a Qualificação respeitante ao Grau de Exigência no que diz respeito aos I.F…. já que o Rigor e a Disciplina da GNR nunca esteve nem está em causa.


Desculpe mas não lhe fica nada bem, nem ao Senhor nem ao Conselho a que Preside, e os BOMBEIROS PORTUGUESES merecem RESPEITO…


Por: Chefe António Richau in
Diário de um Bombeiro

3 comentários:

  1. Caro anónimo das 19:00, perante o seu comentário “”Não lhe ficava mal ter inserido a fonte do texto, pois eu já vi esse texto noutro sitio, e de certeza que a carta não lhe foi enviada por email! “” fica assim corrigida a sua achega entretanto devemos informá-lo que este texto chegou-nos via correio-electrónico o dia 13 de Agosto de 2011, às 23:45 e posteriormente confirmado na rede social onde ele foi publicitado. Caso pretenda um documento que prove a recepção deste e-mail, envie-nos o seu endereço pois teremos muito gosto em lho remeter.
    Agradecemos a sua visita e preocupação.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo Lopes, tal como nos transmitiu no correio electrónico das 19:42, o texto foi publicado anteriormente apenas com o nome do autor "Chefe António Richau", entretanto o anónimo das 19:00 referiu que poderíamos no entanto colocar também a fonte onde provavelmente teria sido publicado (presumivelmente no Diário de um Bombeiro) do qual o bombeirospontopt acompanha onde tem vindo a fazer parte em algumas publicitações, isto porque achamos ser um grupo criado para esse fim.
    Fizemos a correcção por uma questão de ética muito embora tenhamos recebido o mesmo teor no dia 13AGOSTO2011 antes de ser aqui publicado dia 16, como poderemos provar reencaminhando o teor através de e-mail caso o pretendam.
    Um abraço e bom trabalho para Setúbal

    ResponderEliminar
  3. Em relação ao que importa ´que é o facto de um candidato ter afirmado que iria exigir a extinção dos GIPS, posso opinar dizendo o seguinte:
    Não está em causa a GNR ter um corpo especial que possa intervir na s operações de socorro, mas sim o facto de este ter assumido competências até aqui dos bombeiros, Este corpo em substituição da antiga guarda florestal está muito bem, agora intervirem em combate a incêndios e outras operações de socorro é que não tem lógica nenhuma.
    Mas alerto que a culpa não é da GNR mas sim da LBP e companhia que permitiram a alteração da lei retirando a exclusividade das operações de socorro aos bombeiros, e que permitiram o investimento megalomano que foi a implementação dos GIPS, a esses pseudo representantes dos bombeiros é que devemos pedir responsabilidades

    ResponderEliminar