sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Combate a fogos

O Verão aí está, trazendo tudo o que de bom tem para uma região, como o Algarve, cuja economia está muito centrada no Turismo. As taxas de ocupação turística e de segurança saltam para as páginas dos jornais, e por vezes não pelas melhores razões.

O Algarve turístico resiste, tenta erguer a cabeça, como demonstram as estatísticas do último ano e as previsões para este ano, e diga-se, em abono da verdade, pelo grande esforço dos empresários e seus colaboradores.

Porém, se olharmos aos últimos dez anos, a situação não é tão brilhante e são várias as razões internas e externas que levam à compreensão deste fenómeno.

Contudo, o objectivo destas linhas é trazer à luz do dia mediático o papel, muitas vezes esquecido, da Protecção Civil, na sua mais ampla versão de conjugação das forças de segurança com as instituições dos Bombeiros.

É tempo de demonstrar apreço e confiança às várias corporações de Bombeiros, sejam elas municipais ou constituídas por elementos voluntários.

O Verão traz-nos a ‘praga dos incêndios’, na sua maioria ocasionada por negligência ou por má-fé. Outras razões se podem acrescentar, como a falta de limpeza das nossas matas.

Aqui, cabe uma palavra de apreço ao papel dos caçadores, que se esforçam por manter os seus espaços de caça livres de material vegetal combustível.

Mas que dizer da abnegação dos bombeiros e das suas chefias!? Socialmente menos estimados do que deviam ser, são para eles as palavras destas linhas. Obrigado pelo vosso constante trabalho, mantenham-se atentos à época dos fogos.

O Turismo precisa muito do vosso trabalho e da vossa organização. Mostrem, mais uma vez, a vossa competência. O Algarve agradece-vos.

CM

Sem comentários:

Enviar um comentário