segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Quartel dos Bombeiros de Óbidos abre portas aos idosos

O quartel dos bombeiros já não tem segredos para muitos dos idosos de Óbidos, que durante os últimos meses têm tido oportunidade de visitar aquela instituição e assistir a parte do seu funcionamento. A iniciativa, integrada no programa de promoção de saúde e segurança na terceira idade, termina a 5 de Janeiro.
Desde meados de Novembro que os utentes do programa municipal “Melhor Idade” têm participado nesta actividade, onde num primeiro momento tomam conhecimento do serviço de emergência médica, com questões relacionadas com o problema do aquecimento no inverno e com a organização e funcionamento da corporação. Numa segunda parte, mais prática, os utentes fazem uma visita guiada às instalações.
Também incluído no programa Melhor Idade foi feita uma sessão de esclarecimento subordinado aos temas “A saúde na 3ª Idade” e “Segurança e Auto Protecção”, que contou com a presença de docentes, médicos e forças policiais, e no qual participaram cerca de 200 utentes do programa.
Durante todo o ano encontram-se a funcionar 12 centros de convívio, nas nove freguesias de Óbidos, englobando cerca de 300 utentes. Nestes espaços desenvolvem-se diversos ateliers, como os de dança, teatro, bordados e costura, trabalhos manuais, doçaria, tapeçaria ou barro. Os utentes, na sua esmagadora maioria mulheres (cerca de 80%) participaram também no mercado medieval, com a confecção de trajes que depois alugaram.
O programa Melhor Idade abrange cerca de 10% da população sénior do concelho, estimada em cerca de três mil pessoas. Existe também o cartão Melhor Idade e há pessoas que se inscrevem no programa apenas para ter direito aos serviços abrangidos pelo cartão, e que passam por poder usufruir gratuitamente das piscinas municipais e andar no OBI (transporte municipal).
Os objectivos para o próximo ano passam por manter os projectos já em execução e, se possível, fazer melhoramentos em algumas salas.
“O programa está a funcionar em pleno, vamos agora tentar chamar mais pessoas a integrá-lo”, referem as gestoras, Lara Dias e Catarina Ferreira.
As responsáveis reconhecem que tem havido uma dificuldade na captação de pessoas para os centros de convívio. “É um concelho rural e o centro de convívio não é muito apelativo para as pessoas que trabalham no campo e não têm uma cultura de lazer”, disseram, acrescentando que, com o tempo, esta renitência têm-se esbatido, até porque uns vão chamando os outros.
“E depois eles próprios vão começando a notar melhorias, com a frequência da hidroginástica, por exemplo”, dizem, adiantando que desde que o programa existe, há cinco anos, há gente cada vez mais activa.
Recentemente foi feita uma alteração ao regulamento e anteciparam a faixa etária de ingresso nos centros de convívio, para pessoas com mais de 55 anos.
Gazeta das Caldas

1 comentário:

  1. Parabens aos Bombeiros de Obidos pelo excelente trabalho que tem vindo a desenvolver. Espero que continuem assim durante muito tempo.

    ResponderEliminar