segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Bombeiros Voluntários de Famalicão 'desencarcerados'

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão receberam ontem a prenda anunciada de um carro desencarcerador, das mãos do secretário de Estado da Protecção Civil que anunciou investimentos de cinco milhões de euros no reequipamento das corporações a Norte do País, em 2011.

Por sua conta, a corporação apresentava à comunidade uma ambulância de emergência médica (qual hospital ambulante) e uma viatura de transporte de doentes. Um dia grande no ano em que os Voluntários (de baixo) celebram os 120 anos de existência, com uma folha de serviços elogiada por Vasco Franco, pelo governador civil e representante do município na sessão.
Vasco Franco, numa breve intervenção, desfez alguns equívocos que rodearam a entrega das primeiras viaturas desta fase, financiadas pelo QREN, com a componente nacional (30%) suportada pelos Orçamentos dos Governos Civis.

Processo atribulado - O secretário de Estado admitiu que foi um “processo atribulado” porque “demorou muito mais tempo que aquele que desejaríamos, pois o primeiro concurso ficou deserto”.
Vasco Franco aproveitou a oportunidade para “fazer luz sobre uma campanha de desinformação sobre a primeira campanha de entrega destas viaturas” em que estava previsto entregar quatro.

No entanto, a “empresa Mercedes detectou um problema mecânico numa viatura. Por respeito com o corpo que ia receber a viatura, entendi que ela fosse colocada na Corporação para eles a verem, antes de ser reparada pela empresa”.

A primeira notícia dizia que “eu andava a entregar viaturas avariadas” mas a campanha não ficou por aqui. “uma segunda viatura, entregue a outro corpo activo, teve um problema na bomba por errada utilização,
contra todas as indicações, mas mesmo assim, a empresa Mercedes substituiu a bomba”. Vasco Franco garantiu “a qualidade dos equipamentos que foram entregues, são de última geração e das melhores marcas”.

Novos equipamentos com verbas do QREN - Com a entrega desta viatura de desencarceramento, admite Vasco Franco, as necessidades dos nossos bombeiros “continuam”.
Nesse sentido, as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regionais “foram mandatadas a abrirem candidaturas para aquisição de viaturas” e no Algarve já está fechado processo, no valor de quase cinco milhões de euros. “Neste momento está quase fechada a candidatura do Alentejo” de valor idêntico.

Quanto ao Norte, revelou, “nos próximos dias abre a candidatura para equipamento dos bombeiros no valor de cinco milhões de euros”.

O secretário de Estado da Protecção Civil admite que “estes investimentos são insuficientes” e anunciou que o regulamento que financiava a construção de quartéis vai ser adaptado de modo a poder financiar também a aquisição de viaturas para as corporações”. Depois da apresentação e bênção das três novas viaturas que despertarem grande apreço entre o corpo activo e os famalicenses, seguiu-se uma sessão no auditório da Corporação para assinatura do protocolo de entrega da viatura de desencarceramento.

Nesta sessão breve participaram também o general Arnaldo Cruz, presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil, Hercílio Campos, do CDOS de Braga, João Coelho, presidente da Direcção dos Voluntários de Famalicão, Francisco Sampaio, segundo comandante da corporação, e o vereador Ricardo Mendes, responsável pela protecção civil do município.
Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário