domingo, 31 de julho de 2011

Risco elevado de incêndio mantém-se

Mais de seis dezenas de operacionais combateram ontem o incêndio que deflagrou pela hora de almoço na freguesia de Tabuaças, concelho de Vieira do Minho.

O incêndio que lavrou numa área de mato e pinhal no Lugar de Barreiros chegou a ter três frentes activas e foi combatido, no terreno, por quase 70 elementos. Aliás, quando o incêndio foi dado como dominado pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), pelas 17h31, a página oficial abria outra ocorrência, às 17h34, na mesma freguesia.

De acordo com o comandante dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho, António Macedo, trata-se do mesmo incêndio cujo combate foi dificultado pela falta de acessos e aceiros num num terreno já marcado pelo relevo acidentado, apontou aquele responsável que denunciou a falta de investimento na criação de acessos.

Para o apoio aéreo foram mobilizados dois helibombardeiros pesados, contando com o meio que está baseado em Real. Além de bombeiros do distrito, foi mobilizado um Grupo de Reforço de Incêndios Florestais (GRIF) de Aveiro.

No concelho de Celorico de Basto, um incêndio em Gandarela de Basto foi combatido por mais de duas dezenas de operacionais dos Voluntários de Celorico, Cabeceirenses, Fafe e Vizela.

Em Guimarães, registaram-se dois reacendimentos em Vermil e uma ocorrência em Briteiros S. Salvador, mas houve também em Barcelos e Amares.

Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário