sábado, 25 de junho de 2011

ANPC: Alerta para altas temperaturas e deixa conselhos para protecção

A Autoridade Nacional de Protecção Civil alerta para as altas temperaturas que se podem fazer sentir, até segunda-feira, no Alentejo, chamando a atenção para os impactos na saúde e deixando alguns conselhos.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) chama a atenção para as altas temperaturas que se podem fazer sentir, até segunda-feira, no Alentejo, alertando para os impactos na saúde e deixando alguns conselhos.

A ANPC diz que as temperaturas máximas podem chegar aos 40ºc e que esse valor está também associado a um aumento dos níveis de radiação ultravioleta.

Assim, de acordo com estas previsões, são esperados impactos na saúde, especialmente nos grupos populacionais mais vulneráveis, como é o caso das crianças, dos idosos e das pessoas portadoras de patologias crónicas.

A ANPC recomenda, para a população em geral:

· O aumento da ingestão de água ou sumos de fruta natural, sem adição de açúcar;

· Nos períodos de maior calor permanecer em ambientes frescos;

· Evitar actividades físicas que exijam esforço;

· A exposição ao sol não deve ser efectuada entre as 11.00 horas e as 17.00 horas;

· Fora de casa devem ser usadas roupas soltas, chapéu, óculos e protector solar, com factor superior a 30;

A ANPC aconselha ainda, à vigilância, por parte de familiares e vizinhos, aos idosos que vivem sozinhos. No caso dos trabalhadores no exterior a protecção deve ser adequada. A utilização de praias e piscinas só deve ocorrer antes das 11.00 horas ou depois das 17.00 horas. As crianças, com menos de 6 meses, não devem ser sujeitas a exposição solar e se viajar de carro escolha as horas de menor calor.

Ana Elias de Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário