Hoje ao meio da tarde, cerca das 16:10h, na EN 16 (estrada do Caçador), no sentido Mangualde - Viseu, ocorreu um incêndio numa viatura ligeira a gasolina/gás (GPL). Acorreram de imediato ao local os bombeiros Voluntários e Municipais de Viseu, onde sentiram alguma dificuldade em extinguir as chamas devido ao combustível líquido que se misturava com o gás.
No resultado desta actuação o automóvel ficou bastante danificado na zona do motor e o seu interior ficou inundado devido à acumulação de água na bagageira pois foi necessário arrefecer o tanque de gás para evitar sobreaquecimento e explosão.
Para além de alguns bombeiros envolvidos não estarem devidamente equipados com os seus EPI’s, felizmente não houve feridos a registar.
"foi necessário arrefecer o tanque de gás para evitar sobreaquecimento e explosão"!!!!!!!!!!
ResponderEliminarEstimados senhores, antes de falarem, primeiro tem de se imformar bem como o GPL funciona, pelos vistos o incendio foi no motor, quantos graus estão na bagageira? a multi-válvula que tem o depósito de GPL tem mais segurança que um depósito de gasolina, tem um fusibel termico, uma valvula de sobre-pressão e uma valvula de descarga, é practicamente imposivel um deposito de GPL explodir, por favor mandem o Sr que escreveu isto tirar um curso!
Atentamente
Jorge Incredulo
eu tb tive presente neste incendio por tras dos gradeamentos do recheio e o k li no blog descreve exatamente o k os bombeiros tavam a dizer tanto k a primeira foto k se bem me lembro tavam a encher de agua a mala do carro com agua por isso mesmo por motivos de possivel explosao. pode ver-se k foi exatamente o k fizeram agora se era preciso ou nao foi na verdade o k eles disseram e fizeram eu tb testemunho. carros a gás longe de mim
ResponderEliminarFiquei curiosa em saber a verdade se realmente um carro a gás explode ou não. Li o comentário do Antonio e não tem razao quando diz "é practicamente imposivel um deposito de GPL explodir" pesquisei e veja o que encontrei no meio de muitos textos idênticos. Leia este artigo que fomenta o contrário do que o senhor diz:
ResponderEliminar"O carro que explodiu em um dos acessos à Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta sexta feira (28), é um alerta para quem tem um veículo movido a gás. Segundo os bombeiros, o automóvel pegou fogo e em seguida o cilindro de gás natural do combustível explodiu. O motorista José Castro Moreira Carneiro saiu do veículo a tempo e foi levado para o hospital com pressão alta, mas já foi liberado. O acidente congestionou o trânsito da Barra"... (http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL332882-9658,00.html)
AFINAL O BLOG E OS BOMBEIROS DE VISEU TÊM RAZÃO.
RSRSRSRRSRS. António, quanto a mim você perdeu uma oportunidade de estar caladito.
pois, isto dos cursos de teoria já nós temos muitos, queres vir aqui ao concelho de azambuja e nós bombeiros, vamos mostrar-te como é possível a explosão do tanque de gás, e já agora falavas com as pessoas que estavam na viatura, mas não vai ser possível porque morreram, vem para o terreno trabalhar e deixa a papelada!!!
ResponderEliminarCarlos manuel
Então António, abandonaste o facto de te defenderes ou já não tens argumento?
ResponderEliminarCá para mim és tu que controlas o negócio nos gpl e não queres que se receie de que este sistema nos carros não é seguro, assim não ganharias nota... :-)
Parabéns aos bombeiros de Viseu por o pormenor de ter em especial atenção ao tanque de gás.
Só não gostei de ver alguns dos meus colegas Viseenses a trabalhar sem equipamento de protecção, mas isso fica para os comandantes decidirem e é essa a responsabilidade deles.
Bom fim de semana a todos os bombeiros portugueses e quanto a ti António, deixa lá as teorias e dedica-te mais à prática e escuta quem tem experiência no assunto.
Cumprimentos
Boa Tarde. No meu entender os Bombeiros de Viseu, fizeram muito bem o seu trabalho poie é como manda o protocolo de ataque a incendio a veiculo Gpl, tal como qualquer veiculo que transporte gas. Em parte o Antonio tem alguma razao no que diz em que os sistemas a gpl sao seguros. Sao, é verdade mas nao sao infaliveis como diz. Se assim fosse, uma cisterna que transportasse gas e tivesse um acidente nao haveria perigo algum, nao era? nao custa nada prevenir o pior, pois como alguem diz em cima depois ninguem fica pra contar como foi!
ResponderEliminarBem sei que já passou algum tempo depois desta ocorrência, mas não queria deixar de fazer referencia a duas coisas;
ResponderEliminar1º-Acho que de uma forma geral a actuação dos bombeiros foi correcta e eficaz.
2º- estiveram no local duas corporações de bombeiros, uma voluntaria e outra profissional.
3º- Eu so vi equipamentos de protecção como casacos a dizer voluntarios e se esses eram os de capacete amarelo, entao vejam quem é que nao tinha o respectivo equipamento
olá,sou o Marco
ResponderEliminarpassei por aqui e resolvi ler os artigos escritos, presumo que os comentarios foram todos escritos por bombeiros e como bombeiro vou deixar o meu também.
1º Nós depois Nós e depois Nós e depois os outros(EPI completo inclui ARICA). Segurança por prevenção foi o que foi efectuado neste caso. Mas pela dimensão das chamas na foto, por excesso. o habitáculo não tinha sido tomado, certo.
tratava-se de uma combustão em combustivel liquido(oleos e gasolinas)no motor (se era hibrido) e com uma fuga de gás em tubos de transporte (condutas).
um deposito de combustivel GPL (2/3 liquido e 1/3 gasoso, quando cheio), poque os gases quando comprimidos aquecem e passam a liquidos.
O deposito fica então sobre pressão, certo.
então, se aquecermos o deposito, a pressão dentro do deposito aumenta, e ai vem a valvula do antónio, dispara. só que temos que pensar que a valvula só debita gás e numa certa quantidade limite (dimensão do tubo de escape da valvula). Bem saberemos todos que o gás liquido se expande 380 vezes quando passa a gás, duvido que o tubo deixe passar tanto gás.
Ah,O mais importante,aliado a isto, temos o problemas de construção do deposito que se for em metal, a determinada temperatura derrete (fundesse), a muito menos temperatura já não aguentará o pressão do gás.
Ora, preocupamo-nos com a segurança, mas será que a saida do deposito, não haverá uma valvula. Foi assim que apagaram o fogo nos tubos, não foi. Ou criaram uma nuvem de gás na região.
quanto ao liquido combustivel em depositos o procedimento é igual, pois o risco de aquecimento do deposito faz o liquido passar a gás, aquele que arde sobre a forma de monoxido de carbono.(Fenomenologia da Combustão).
António, entendeste.
os jornalistas que escrevem noticias não são bombeiros,ainda por cima do Brasil. eu passo muitas horas no meio da papelada e de vez enquando vou ao terreno.
Marco Gomes
Constância