quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Vale de Cambra: Novo Quartel Será Realidade

Os Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra festejaram o seu 50.o aniversário, e o novo quartel será a melhor prenda.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra assinalou 50 anos de existência, cinco décadas de uma longa história. Fundada a 6 de Janeiro de 1960, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra conta com um total de 106 homens no seu Corpo Activo e seis no quadro de reserva.
Durante a sessão solene comemorativa do aniversário, Vasco Franco, secretário de Estado da Protecção Civil, prometeu ajuda para o novo quartel. “Quanto às novas instalações estamos totalmente disponíveis para aligeirar os procedimentos e apoiar este projecto”, garantiu o secretário de Estado da Protecção Civil.
Vasco Franco felicitou, ainda, a Associação pelos seus 50 anos, os bombeiros distinguidos com medalhas, enalteceu o esforço dos voluntários do corpo de bombeiros locais e de todo o país e frisou, também, que “hoje temos um dispositivo de protecção civil bem preparado apto a responder aos desafios”. O secretário de Estado durante a sua intervenção sublinhou o facto de o Corpo de Bombeiros de Vale de Cambra ter, agora, um comandante capaz de cativar e orientar estes homens e mulheres.
Terreno será oferecido pelo Município Já José Bastos, presidente da Câmara Municipal, durante a sessão solene assumiu o compromisso de o Município oferecer o novo terreno e o projecto de candidatura ao QREN para a construção do novo edifício. “Estes homens precisam de novas instalações. Precisam rapidamente de novas instalações que ficarão situadas na zona industrial de Lordelo/Codal e que a Câmara Municipal está receptiva a oferecer o terreno e a elaborar o projecto para a candidatura ao QREN.
Aproveito a oportunidade de pedir ao secretário de Estado que nos dê apoio e colaboração nesta nova construção. Pedia-lhe que acompanhasse o pedido para desbloquear com rapidez o problema no ministério da agricultura”, disse José Bastos. O edil enalteceu, ainda, nomes que passaram pela instituição o caso de alguns beneméritos e directores. “O que hoje são os bombeiros, deve-se muito à gente que por aqui passou como Dr. Armindo Matos, Sr. Joaquim de Almeida, Álvaro Pinho da Costa Leite e Carlos Vila Nova”, sublinhou. Contudo, José Bastos frisou, também, o número considerável de mulheres na instituição salientando o espírito de voluntariado existente. O autarca felicitou, igualmente, o corpo activo e o novo comandante que, anteontem, tomou posse pedindo-lhe que tivesse lealdade e garantindo que “nas comemorações do dia da cidade iremos reconhecer o mérito desta instituição”.
Vítor Machado, comandante dos bombeiros locais, fez uma breve resenha da sua passagem pela instituição desde a sua entrada em Agosto de 1986 e o dia da tomada de posse como comandante. Contudo, o novo comandante agradeceu o apoio que tem sentido por parte do seu corpo activo nos momentos que mais tem precisado. O agora comandante valecambrense agradeceu ainda o apoio inabalável por parte da família, esposa e filhos. António Augusto, presidente da Associação, agradeceu a todos quantos têm colaborado com a instituição que dirige admitindo que essa cooperação e benfeitoria tudo seria bem mais difícil ou quase impossível. “A sustentabilidade passa pela recolha e captação de apoios.
O que somos, o que temos, o modo reagir e a nossa capacidade operacional alimenta-se desta cooperação institucional. Para o conseguirmos temos de eliminar todas as debilidades estruturais”, frisou António Augusto. Contudo, o presidente da instituição foi mais peremptório e sublinhou que “desejamos estar preparados para acertar com o melhor caminho para que, respeitando a esperança, possamos dar continuidade a anos de história.
Abracem a causa para que estimulados, possamos continuar a oferecer solidariedade e ajuda a todos os que nos solicitem missões de proximidade. Que a vossa alegre Humanidade sirva para alimentar os caminhos da coragem e do socorro”. António Augusto terminou deixando uma palavra ao comando do corpo activo. “Ao Comando e Corpo activo manifestamos o nosso permanente apoio, transparência e lealdade”, disse.
Diário de Aveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário