sábado, 23 de janeiro de 2010

Turistrela Defende Privatização da Limpeza de Neve nas Estradas da Serra da Estrela

A concessionária do turismo na Serra da Estrela volta a criticar o fecho dos acessos ao maciço central, dizendo que a situação "penaliza gravemente toda a região".

Artur Costa Pais, administrador da Turistrela, que gere dois hotéis e a estância de esqui na Torre, considera que "o encerramento e as reaberturas muito tardias" das estradas estão a tornar-se num "hábito" com consequências "graves" para a economia local.

"Mais uma vez, após uma noite sem nevar, os acessos ao maciço central da Serra da Estrela reabriram hoje [na passada quinta-feira] às 9h30. Mas já houve vários dias em que as estradas reabriram entre as 12 e as 13 horas, o que põe em causa o nosso serviço, postos de trabalho e a imagem da nossa região", sublinhou. Segundo o empresário, "os turistas já não vêm, pois, cada vez que neva, já sabem que as estradas estão fechadas. É uma ideia que quase se vulgarizou e que penaliza bastante quem trabalha na Serra".

E exemplifica, dizendo que "a comida nos restaurantes estraga-se pela falta de clientes, os cafés não vendem cafés e nos hotéis notam-se os cancelamentos e os clientes a desesperar. Além disso, afasta-se também os possíveis visitantes das cidades e aldeias da região". Este ano, a EN 338, entre Manteigas e os Piornos, e a EN 339, que atravessa a zona alta da Serra, ligando a Covilhã a Seia, passando pela Torre e a Lagoa Comprida, estiveram fechadas ao trânsito vários dias por causa dos nevões.

A Turistrela sugere, por isso, a privatização do serviço de limpeza de neve com a introdução de um sistema de penalização por dias de estradas encerradas, como acontece em Espanha. "Com certeza que, nesse caso, haverá todo o interesse em manter as estradas abertas o maior número de dias, colocando mais meios mecânicos e humanos no terreno", declarou Artur Costa Pais.

O Interior

Esta história repete-se todos os anos e o Sr. Artur Pais é sempre quem reivindica que as estradas de acesso à serra estão maior parte do tempo cortadas.

Já no ano passado o comandante distrital da GNR de Castelo Branco garantia que "não podemos permitir o acesso à Torre se não for garantida a segurança. Há vários interesses legítimos na Serra da Estrela, conciliáveis em várias circunstâncias e noutras não", acrescenta... que há uma "preocupação permanente em ter as estradas abertas, sempre que possível" e considera que "as queixas não fazem sentido, estão desprovidas de contexto. Ninguém nos pode acusar de descoordenação".

Um conselho Sr. Artur Pais pense primeiro na segurança dos utentes da serra e depois no negócio. Sempre que os bombeiros vão em auxílio de quem se perde ou fica “preso” na neve o Sr. não se preocupa em prestar ajuda...

2 comentários:

  1. Sr. administrador mt bem visto da sua parte. Esse sr pensa ser o dono da serra mas a GNR é k o topa.
    Olhe k nunca ofereceu um prato de sopa aos bombeiros kuando andam regelados em buscas ou salvamentos e tudo pk, pk há aventureiros k se deitam ao caminho mesmo estando as estradas cheias de neve e depois kem se lixa é o zé bombeiro enkuanto ele está ao kentinho.

    ResponderEliminar
  2. mas porque raio o sr que é o "dono" da serra da estrela não compra ele um limpa neves e vai limpar as estradas...

    quando Neva nem o parque de estacionamento (propriedade particular) dos hoteis dele ele consegue ter limpos de neve para os carros circularem...

    ResponderEliminar