sábado, 14 de novembro de 2009

Tempo Vai Piorar no Fim-de-semana

O Instituto de Meteorologia (IM) prevê um agravamento do estado do tempo para o fim-de-semana, com a ocorrência de períodos de chuva e rajadas de vento que podem chegar aos 100 quilómetros por hora. A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) já colocou todos os distritos do Continente, à excepção de Beja e Faro, em Alerta Amarelo até às 12:00 de terça-feira.
Fonte do Instituto de Meteorologia disse ao tvi24.pt que o agravamento do estado do tempo começa já esta madrugada (de sexta-feira para sábado) no Minho e no Douro Litoral e prolongar-se-á até segunda-feira.
De acordo com o IM, vão ocorrer períodos de chuva que poderão ser fortes durante a noite no Minho e Douro Litoral. O vento vai intensificar-se com rajadas que podem chegar aos 100 quilómetros por hora nas Terras Altas. As ondas poderão atingir os seis metros na Costa Ocidental.
No Sábado, a chuva vai continuar, embora haja um desagravamento das condições meteorológicas. As rajadas de vento chegarão aos 25 quilómetros por hora no Quadrante Sul. Nas Terras Altas, o vento soprará moderado a forte até 45 quilómetros por hora, com rajadas na ordem dos 60 quilómetros por hora.
No domingo o tempo volta a piorar
No domingo, haverá uma intensificação do estado do tempo no Litoral e nas Terras Altas, de acordo com o Instituto de Meteorologia. As rajadas de vento poderão novamente atingir os 100 quilómetros por hora. Os períodos de chuva poderão ser fortes no Litoral a Norte do Cabo Carvoeiro.
ANPC recomenda prevenção
A ANPC colocou 16 distritos de Portugal Continental em Alerta Amarelo. A autoridade relembra que poderão ocorrer situações que podem representar danos para pessoas e bens, por isso recomenda que se adoptem medidas de prevenção. Assim, deve-se proceder à desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, à retirada de objectos que possam ser arrastados e à afixação de estruturas soltas, como andaimes e placards.
Existe a possibilidade de formação de lençóis de água nas vias, por isso a ANPC recomenda uma condução defensiva. A autoridade pede ainda cuidados redobrados com actividades relacionadas com o mar.
TVI24

Sem comentários:

Enviar um comentário