sábado, 13 de junho de 2009

Calor Coloca Oito Distritos em Aviso Amarelo

Oito distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à temperatura elevada, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM).
Os níveis de radiação ultravioleta mantêm-se muito altos em todo o território.
O aviso amarelo é o segundo nível menos grave de uma escala de quatro.
Beja deverá ser hoje o distrito mais quente do país, com 39º Celsius, seguido de Castelo Branco e Évora, com 37º, e de Portalegre, com 36º.
O IM prevê para hoje céu pouco nublado, temporariamente muito nublado nas regiões do Interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas, em especial durante a tarde.Aguarda-se também uma pequena descida da temperatura máxima nas regiões do litoral Norte e Centro e uma pequena subida da temperatura mínima nas regiões do interior.
Níveis de radiação ultravioleta muito altos em todo o território.
Os níveis de radiação ultravioleta mantêm-se hoje muito elevados em todo o território português, voltando a alcançar níveis extremos em Penhas Douradas e Funchal, segundo o IM.
Nos dois locais com mais radiação é desaconselhada a exposição solar, segundo o IM, que considera o nível extremo como uma situação de "perigo".
No restante território, os níveis altos de radiação levam o IM a aconselhar a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e que se evite a exposição das crianças ao Sol.
O período crítico é sensivelmente entre as 11h00 e as 17h00.
08h47 Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário