sábado, 25 de junho de 2011

Jorge Garcia em solidariedade com os Bombeiros de Loriga

Um Loriguense numa Aventura de Solidariedade para com os Bombeiros de Loriga, Jorge Garcia vai percorrer em bicicleta cerca de 2.500 Km.

Jorge Garcia, radicado na Suíça, um grande Campeão Loriguense ciclista em vélo-couché (Bicicleta horizontal). Modalidade muito praticada na Holanda Bélgica, Alemanha, França e outros países. Recordamos que Jorge Garcia manobra esta bicicleta com um só braço estando limitado completamente do outro, como já é de conhecimento dos Loriguenses com um currículo de verdadeiro campeão, de muitas vitórias, recordes, medalhas e muitíssimos prémios e convidado de honra em múltiplas manifestações e competições como Polyathlon-Polygiro-Ironleman e outras da Universidade de Lausanne (Suíça) que deixando a grande competição há cerca de um ano, nunca deixou de andar de bicicleta que é a sua grande paixão desportiva, continuando a treinar regularmente, para tentar estar sempre em forma e poder assim ter coragem e forças para se lançar nestas Aventuras.

Jorge Garcia, vai efectuar o sonho da sua vida fazer o percurso na sua bicicleta de Lausanne (Suíça) até Loriga (Portugal) num total muito perto de 2.500 Km, idealizando esta grande aventura e de muito esforço, na ideia de transformar todos estes Km na angariação de verbas para os Bombeiros de Loriga destinadas para as obras do Quartel ainda em construção.

Numa parceria conjunta entre Adelino Pina e Jorge Garcia idealizaram a uma grande aventura, indo ao encontro de uma cooperação mútua entre os dois com a disponibilidade do site www.loriga.de para o fim em vista de divulgação, informar e visionar os donativos auferidos para as obras do Quartel dos Bombeiros da nossa Loriga.

Para o efeito e como objectivo é solicitar aos Loriguenses, amigos de Loriga, comerciantes, empresários, associações, bancos, escolas, jornalistas, televisão, actores, artistas, meios musicais e outros conhecidos, no país ou espalhados pelo mundo, que comparticipem com um donativo que esteja ao alcance de cada um. Para ajudar as obras do Quartel dos Bombeiros Voluntário de Loriga. Nesta ideia pede-se a todas as pessoas que depositem na conta dos Bombeiros o valor da oferta 5, 10, 20Euros ou que for possível oferecer a favor dos Bombeiros de Loriga, depois é só comunicar para o site www.loriga.de, ou correio electrónico. apina@versanet.de ou para os facebook Adelino Pina ou Jorge Garcia, informando a concretização do depósito com a indicação ("Eu A…… Apoio X de Km da Aventura do Jorge Garcia com XX, Euros") todos os dias vão sendo contabilizados em sintonia com os Bombeiros os registos das verbas entradas na conta, dando-se conhecimento geral desse desenvolvimento e das quantias apuradas e o nome das pessoas.

"Faça o seu donativo aos Bombeiros que eu faço os 2.500 km por todos, OBRIGADO". (Jorge Garcia)

A Conta bancária dos Bombeiros é a seguinte:

NIB 0045 4081 4018 7006 9937 8 (Depósitos via Portugal)

IBAN PT50 0045 4081 4018 7006 9937 8 (Depósitos via Estrangeiro)

Esta viagem (Aventura) do Jorge Garcia terá início a 13 Agosto próximo em Lausanne (Suíça) com passagem por Santiago Compostela (Espanha) e terminando em Loriga, com passagem significativa por Lourdes (França). O itinerário - Lausanne a Santiago de Compostela, é integrado com um grupo de ciclistas estudantes da Universidade de Lausanne, projecto de estudo "PolyGiro" a exemplo dos grandes itinerários que levam a efeito anualmente, (o ano passado fizeram uma volta à Suíça - Tour de Suisse & Bike Power) e para os quais o Jorge Garcia é sempre convidado para integrar o grupo, pois é reconhecido como um grande campeão e um exemplo para todos estes Estudantes e amantes da Bicicleta do Desporto e da Aventura Extrema.

Jorge Garcia vai depois completar o percurso sozinho de Santiago de Compostela à vila de Loriga, porque o grupo "PolyGiro" regressa de imediato à Suíça de avião para iniciar o ano lectivo, que por esse motivo não foi possível alargar até Loriga o projecto, como era a ideia do nosso campeão Loriguense, Jorge Garcia.

ITINERÁRIO

- 1 - Sábado 13 Agosto - 200 Km. - EPFL/Lausanne - Genève - Frangy - Seyssel (Rhône) - Culoz - Belley - St-Genix - Les Abrets - La Frette - St-Siméon de Bressieux. / D+ 1300m.

- 2 - Domingo 14 Agosto - 163 Km. - St-Siméon de Bressieux - Ste-Uze - St- Jeure-d'Ay - Lamastre - St-Julien Chapteuil - Le Puy-en-Velay. / D+ 2100m.

- 3 - Segunda-Feira 15 Agosto - 201 Km. - Le Puy-en-Velay - St-Privat - Langeac Saugues - Aumont/Aubrac - Malbouzon - Nastinals - St-Comes-d'Olt - Estaing - Conques /D+ 2'300m.

- 4 - Terça-Feira 16 Agosto - 101 Km. - Conques - Flagnac - Decazeville - Capedenac-Le-Haut - Rudelle - Gramat - Rocamadour / D+ 1000m.

- 5 - Quarta-Feira 17 Agosto 160 KM. - Rocamadour - Payrac (D 820) - Cahors - St-Pantaléon - Moissac - Saint-Aignan - Solomiac

- 6 - Quinta-Feira 18 Agosto 150 Km. - Solomiac - Aubiet - Lannemezan - Gouffre d'Esparros - Bagnères-de-Bigorre - Lourdes.

- 7 - Sexta-Feira 19 Agosto 170 Km. - Lourdes - Arudy - Asaps - St-Jean-Pied-de- Port - Saint-Jean-de-Luz.

Sábado 20 Agosto (Repouso)

- 8 - Domingo 21 Agosto 160 Km. - Saint-Jean-de-Luz - région de Bilbao

- 9 - Segunda-Feira 22 Agosto 190 Km. - Région de Bilbao - région de Lianes

- 10 - Terça-Feira 23 Agosto 180 Km. - Région de Lianes - Cabo Vidio

- 11 - Quarta-Feira 24 Agosto 170 Km. - Cabo Vidio - Ribadeo - Lugo

- 12 - Quinta-Feira 25 Agosto 100 Km. - Lugo - Santiago Compostela. (Até aqui percorrido 1.945 Km).

- 13 - Sexta-Feira 26 Agosto cerca 150 Km. - Santiago Compostela - Vigo - Porto (Previsão - Visita à RTP Estúdios do Porto no programa)

- 14 - Sábado 27 Agosto 168 Km. - Porto - Lamego - Viseu

- 15 - Domingo 28 Agosto 144 Km. - Viseu - Arganil (Previsão - Visita aos estúdios da Rádio Clube Arganil ??? ) - Loriga

Chegada ao Recinto da Nossa Senhora da Guia percorrido total 2.407 Km (Primeira paragem da chegada a Loriga)

Itinerário complementar: Do Recinto da Nossa Senhora, descida pela Rua do Porto, "Volta" (primeira passagem à porta dos Bombeiros) Reboleiro, Rua Cónego Nogueira, "Praça" * Rua Sacadura Cabral, Almas, Largo do Santo António,* "Carreira", Avenida Augusto Luís Mendes, depois descida da Av. Padre António Roque Prata e "Volta" chegada ao actual Quartel dos Bombeiros de Loriga.

Chegada concluída com um total de 2.410 Km percorridos

In facebook Zé Manuel Conde através do original www.loriga.de

ANPC: Alerta para altas temperaturas e deixa conselhos para protecção

A Autoridade Nacional de Protecção Civil alerta para as altas temperaturas que se podem fazer sentir, até segunda-feira, no Alentejo, chamando a atenção para os impactos na saúde e deixando alguns conselhos.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) chama a atenção para as altas temperaturas que se podem fazer sentir, até segunda-feira, no Alentejo, alertando para os impactos na saúde e deixando alguns conselhos.

A ANPC diz que as temperaturas máximas podem chegar aos 40ºc e que esse valor está também associado a um aumento dos níveis de radiação ultravioleta.

Assim, de acordo com estas previsões, são esperados impactos na saúde, especialmente nos grupos populacionais mais vulneráveis, como é o caso das crianças, dos idosos e das pessoas portadoras de patologias crónicas.

A ANPC recomenda, para a população em geral:

· O aumento da ingestão de água ou sumos de fruta natural, sem adição de açúcar;

· Nos períodos de maior calor permanecer em ambientes frescos;

· Evitar actividades físicas que exijam esforço;

· A exposição ao sol não deve ser efectuada entre as 11.00 horas e as 17.00 horas;

· Fora de casa devem ser usadas roupas soltas, chapéu, óculos e protector solar, com factor superior a 30;

A ANPC aconselha ainda, à vigilância, por parte de familiares e vizinhos, aos idosos que vivem sozinhos. No caso dos trabalhadores no exterior a protecção deve ser adequada. A utilização de praias e piscinas só deve ocorrer antes das 11.00 horas ou depois das 17.00 horas. As crianças, com menos de 6 meses, não devem ser sujeitas a exposição solar e se viajar de carro escolha as horas de menor calor.

Ana Elias de Freitas

Artur Lima critica Protecção Civil

Em visita à frequesia dos Altares, em Angra do Heroísmo, Artur Lima disse que “as dificuldades que aqui encontramos devem-se ao não apoio da Protecção Civil, porque o seu Presidente não tem feito caso dos apelos que lhe têm sido feitos.

Artur Lima, presidente do CDS-PP dos Açores, no âmbito de uma visita de dois dias à ilha Terceira, criticou o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) e, sobretudo, do seu actual Presidente.

No final da visita apontou que “viemos aos Altares porque tínhamos uma preocupação: disseram-nos que este quartel de Bombeiros iria fechar o que seria uma perda grande para a freguesia e para as seis freguesias dos dois concelhos a quem dão apoio. Recebemos da parte da direcção dos Bombeiros que o quartel não vai fechar, mas que têm várias dificuldades".

"Não compreendo, e isto é uma crítica que faço ao SRPCBA e sobretudo ao seu Presidente, é o critério que tem para atribuição de meios humanos aos Bombeiros. Faltam para aqui quatro pessoas, já foram feitos pedidos reiterados e o Senhor Presidente da SRPCBA não responde. As dificuldades que aqui encontramos devem-se ao não apoio da Protecção Civil, porque o seu Presidente não tem feito caso dos apelos que lhe têm sido feitos, inclusivamente, pelos Presidentes de Junta e pela Direcção dos Bombeiros de Angra", disse.

Depois da visita às instalações e ouvidas as principais dificuldades: "A Protecção Civil é um serviço faustoso, com carros faustosos, que fazem contratos de milhares de euros – ainda há bem pouco tempo meteram um quadro superior a ganhar milhares de euros por mês –, pelo que me cria dificuldades perceber como é que o Presidente do SRPCBA não tem forma de resolver um problema de apoio para a contratação de quatro bombeiros para que este quartel funcione todo o dia", referiu o Líder Parlamentar.

JornalDiario