terça-feira, 30 de Junho de 2009

Fim de Linha Para a Fase Bravo - Início à Porta da Fase Charlie

video

Façamos a Diferença

"Ninguém comete erro maior do que não fazer nada porque só podia fazer pouco."

Pobreza
Entre 55 e 90 milhões de pessoas passarão à condição de pobreza extrema ainda neste ano de 2009, devido à recessão mundial resultante da crise financeira internacional. Mais de 1 Bilhão sofrerá de fome crónica no mundo todo.
Segundo pesquisas, 53,9 milhões de brasileiros são pobres; isso significa que quatro em cada dez brasileiros vivem em miséria absoluta. Entre as 130 Nações que medem a distribuição de renda, o Brasil é o penúltimo colocado; só ganha de Serra Leoa. Equivale a 31,7% da população. 21,9 milhões dessa população são muito pobres, ou 12,9% dos brasileiros.

Violência
Segundo a UNESCO, de 60 países analisados, em apenas 6 o número de homicídios é superior ao número de mortes por acidentes de trânsito. Dentro desses está o Brasil e mais três países da América Latina. Em 49 desses países, o número de suicídios é superior ao número de homicídios; dentre as excepções está o Brasil e mais sete países da América Latina. A América Latina é a região onde mais ocorrem homicídios no planeta: 30 mortes para cada grupo de 100.000 pessoas ao ano, o triplo da média mundial.
Da população mundial, o Brasil responde por 11% de todos os homicídios do planeta. É o 2º país que mais mata utilizando armas de fogo, 3º em homicídios contra jovens e 4º colocado em homicídios no geral. O Brasil é o 3º mais violento da América Latina, perdendo somente para a Colômbia e Venezuela.

Aborto
Estima-se que são feitos 42 milhões de abortos a cada ano em todo o Planeta, e, desses, 20 milhões são ilegais ou executados clandestinamente. Segundo a OMS, abortos inseguros causam por volta de 65.000 a 70.000 mortes maternas a cada ano (1), 99% das quais ocorrendo nos países em desenvolvimento (2).
No Brasil a cada minuto, quase dois abortos clandestinos são realizados. O número é uma estimativa baseada nos internamentos pós-aborto pelo SUS e aponta que, desde 1999, cerca de 952 mil mulheres interromperam a gravidez por ano no país.

Desflorestação
Dados divulgados indicam que a Floresta Amazónica perdeu 754,3 quilómetros quadrados de florestas entre Novembro de 2008 e Janeiro de 2009. A área equivale a metade do município de São Paulo. O país perdeu um campo de futebol a cada dez minutos na Amazónia, nos últimos 20 anos. O Brasil é campeão mundial de desflorestação. Em segundo lugar está a Indonésia: 18,7 km2 por ano e, em terceiro, segue o Sudão, com 5,9 km2. As principais causas pela desflorestação na Amazónia são a retirada de madeira, incêndios, o cultivo de soja e gado.

Nós, do Planeta Voluntários, convidamos você a servir e a apoiar os outros com devoção e compaixão. Começando com a nossa própria transformação pessoal e, mediante serviço, por fazer a diferença, é a forma como nós acreditamos que vamos chegar a essa massa crítica de pessoas que, juntas, emerge como a nova humanidade.

Serviço altruísta surge espontaneamente a partir de apenas compreendendo que somos uma humanidade. Talvez você possa escolher as actividades que podem de alguma forma contribuir para o bem-estar dos outros em sua comunidade. Isso poderia ser empenho pessoal voluntariado como ajudar uma pessoa idosa, um orfanato, um abrigo, um hospital, entre outros.

Os valores e os princípios do movimento emergente para uma nova humanidade, e da Aliança, que está a tentar servi-lo, se baseiam no apoio de políticas, as causas e as acções que favoreçam o respeito pela vida, dignidade humana, a liberdade, a sustentabilidade ecológica e a paz.

Façamos todo o bem que pudermos; Por todos os meios que pudermos; De todas as maneiras que pudermos. Em todos os lugares que pudermos; A todas as horas que pudermos; Para todas as pessoas que pudermos; Enquanto nós pudermos. Por tudo isso, Façamos a Diferença.

Enviado por: Márcio Demari
PLANETA VOLUNTÁRIOS
Porque ajudar faz bem !!!

segunda-feira, 29 de Junho de 2009

Inundações e Queda de Ramos de Árvores

Em Lisboa registaram-se 35 pedidos de auxílio devido à chuva.

Os Sapadores Bombeiros de Lisboa receberam, esta segunda-feira, entre as 9:00 horas e as 11:30, 35 pedidos de auxílio devido às inundações e quedas de ramos de árvores provocadas pela chuva.

A maior parte dos pedidos estiveram relacionados com inundações domésticas e na via pública, sendo que as zonas mais afectadas foram a Baixa, Graça, Praça do Comércio e Beato.

Esta segunda-feira, todo o território de Portugal continental, com excepção do Algarve, encontra-se sob aviso amarelo devido à chuva, possibilidade de queda de granizo e trovoadas.

CM

Será Criado Hoje o Sistema de Alerta de Rapto de Crianças

Permite um aviso rápido e pode ajudar a identificar situações.

Portugal vai contar, a partir de hoje, com um Sistema de Alerta de Rapto de Crianças que permitirá recolher imediatamente após o crime elementos susceptíveis de ajudar à localização do menor.
O sistema será aplicado após a assinatura de um protocolo, segunda-feira na Escola Superior de Polícia Judiciária em Loures, que associará às autoridades judiciárias e policiais várias dezenas de entidades públicas e privadas, entre as quais a agência Lusa, aptas a difundir a mensagem de alerta de rapto.

O ministro da Justiça, Alberto Costa explicou recentemente que a criação do sistema nacional de alerta de rapto de menores surge na sequência da proposta apresentada durante a Presidência Portuguesa da União Europeia no Conselho Informal de Justiça e Assuntos Internos, realizado em Lisboa, onde Portugal propôs a criação de um mecanismo à escala europeia."
É um instrumento de cooperação Estado-Sociedade que fica entre nós disponível a favor da vítima, da sua liberdade, da sua integridade física e da sua vida", disse Alberto Costa. Em Novembro, em Bruxelas, o ministro da Justiça explicou que o objectivo deste sistema era de, "em certas circunstâncias, decididas pelo Ministério Público, fazer chegar muito rapidamente um aviso que permita identificar rapidamente as situações e, tanto quanto possível, procurar localizar e proteger a criança que esteja a ser vítima de uma situação dessas".
A proposta de sistema de alerta rápido contra o rapto de crianças foi uma incumbência que o ministro da Justiça, Alberto Costa, atribuiu ao director nacional adjunto da PJ Pedro do Carmo. Será um sistema que, tendo aplicação interna, terá de ser compatível com outros sistemas já existentes, ou a existir, na União Europeia (UE).
Para Pedro do Carmo, que falou à Lusa nessa altura, o sistema a ser implementado necessitará da colaboração e participação de "várias entidades, não só policiais e judiciárias, mas também da comunicação social e de outras entidades que seja necessário envolver, para que estas mensagens de alerta, quando lançadas, possam ter a maior difusão possível".
Público

domingo, 28 de Junho de 2009

Fase "Charlie" Começa Quarta-feira e Prolonga-se Até 30 de Setembro

Mobilização de meios para o período mais crítico.

Cerca de 9 800 elementos, 2 200 veículos e 56 meios aéreos vão estar disponíveis a partir de quarta-feira para combater o período considerado mais crítico em incêndios florestais, segundo a directiva operacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil.
A fase "Charlie", que começa quarta-feira e se prolonga até 30 de Setembro, é a que mobiliza mais meios humanos e materiais ao integrar um total de 9 829 elementos, 2 196 e 56 meios aéreos dos vários agentes no terreno, além dos 236 postos de vigia da responsabilidade da GNR.
Nos próximos três meses, o dispositivo de combate a incêndios florestais conta com 4 255 bombeiros, com o Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR, presente em 11 distritos com cerca de 700 elementos, com as 50 equipas da Força Especial de Bombeiros "Canarinhos", num total de 259 elementos, e com as 120 Equipas de Intervenção Permanente compostas no total por 600 operacionais.
Brigadas dos sapadores florestais, do Exército e da AFOCELCA, associação de empresas do sector papeleiro e de celulose, oito brigadas do Grupo de Análise e Uso do Fogo (GAUF) e 60 Equipas de Vigilância e Ataque Inicial são outros agentes no terreno durante o período de maior vulnerabilidade para a ocorrência de incêndios florestais.
Todo este dispositivo é coordenado pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, através do seu Comando Nacional (CNOS) e Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS).
Os meios aéreos disponíveis incluem 35 helicópteros e 16 aviões. Dos 56 aparelhos, nove são meios do próprio Estado, sendo os restantes alugados através de concursos.
Recentemente, o secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros, disse à Agência Lusa que o custo total dos meios aéreos está orçado anualmente em 48 milhões de euros, valor que inclui os meios próprios e alugados.
Também na quarta-feira tem início o período crítico de prevenção contra incêndios, durante o qual são proibidas queimadas e fogueiras em zonas florestais e no espaço rural, sendo também proibido fumar e usar equipamentos de queima e combustão destinado à iluminação e/ou confecção de alimentos.
Este período, classificado pelo Governo como "crítico", começa em simultâneo com a fase "Charlie", mas prolonga-se por mais duas semanas, terminando a 15 de Outubro.
Em Maio, na apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais, o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, garantiu que Portugal "tem todas as condições para se sentir tranquilo", tendo em conta os meios disponíveis e a capacidade de resposta que está instalada.
"Este é o terceiro ano consecutivo de consolidação de um dispositivo que tem dado resultados", adiantou ainda Rui Pereira, na ocasião.
Nesse sentido, o dispositivo deste ano não apresenta grandes novidades relativamente ao Verão de 2008, registando apenas pequenos ajustamentos na colocação de helicópteros e de efectivos.
Na terça-feira termina a fase "Bravo" de combate a incêndios florestais, que desde 15 de Maio mobiliza mais de 6 000 elementos, 1 600 veículos e 24 meios aéreos.
Lusa/Público

Área Ardida Já Atingiu Valores Registados em Todo o Ano de 2008

Quatro vezes mais do que o mesmo período do ano passado.

A área ardida em Portugal atingiu nos primeiros seis meses do ano valores idênticos a todo o ano de 2008, cerca de 17 200 hectares, revelam dados provisórios da Autoridade Florestal Nacional (AFN).
O relatório provisório de incêndios florestais, disponível na página da Internet da AFN, mostra que entre 01 de Janeiro e 15 de Junho arderam 17 262 hectares (ha), entre povoamentos (4 612 ha) e matos (12 650 ha), área semelhante à devastada pelas chamas em todo o ano de 2008, quando foram consumidos 17 244 ha. Segundo os dados, a área ardida até 15 de Junho mais do que quadruplicou face ao mesmo período do ano passado, quando arderam 4 251 hectares.
As ocorrências também aumentaram, tendo subido 88 por cento relativamente a período idêntico do ano passado, mas longe das 13 832 ocorrências verificadas em todo o ano de 2008.
De 01 a 15 de Junho deste ano registaram-se 6 981 ocorrências (2 129 incêndios florestais e 4 852 fogachos), de acordo com o relatório.
O histórico, entre 1999 e 2009, mostra que até 15 de Junho o total registado em ocorrências e área ardida é superior ao verificado no mesmo período de anos anteriores, à excepção de 2005, quando ocorreram 10 662 ocorrências que afectaram 20 575 hectares, adianta o documento da AFN.
Os dados mostram, igualmente, que Março foi o mês com o maior número de ocorrências (3 644) e área ardida (13 060), bem com em reacendimentos (181), correspondendo a área ardida a 76 por cento do total do ano.
De acordo com o documento, Vila Real é o distrito com maior área ardida, tendo sido consumidos 4 273 hectares, seguido de Bragança (2 946 ha) e Braga (2 943 ha).
Por sua vez, o maior número de ocorrências verificou-se no Porto, distrito "fortemente influenciado pelo elevado número de fogachos", que afectaram áreas inferiores a um hectare.
Distritos como Vila Real, Viseu e Bragança também apresentam um total de ocorrências elevado, sendo que Vila Real é o único que regista um número de incêndios florestais superior a fogachos, cujo significado é o aumento da área ardida, diz o relatório.
Segundo os dados provisórios, até 15 de Junho registaram-se 20 grandes incêndios (com uma área afectada igual ou superior a 100 hectares), correspondendo a 31 por cento da totalidade de hectares queimados.
Lusa/Público

Bebé de Três Anos Cai em Riacho

Um menino de três anos, Tiago Teixeira, foi ontem internado em estado grave no Hospital de S. João, no Porto, depois ter caído num riacho ao pé de casa, no lugar de Moura, em Moinhos, Paços de Ferreira.

O menino foi descoberto pela mãe, que tinha saído minutos antes para colocar o lixo num contentor. A criança seguiu-a, mas a determinado momento terá fugido e aventurou-se sozinha através do riacho, que não tem mais de 60 centímetros de profundidade.

As autoridades admitem que o bebé tenha tropeçado. Quando a mãe deu conta de que Tiago já não a seguia procurou-o e encontrou-o já sem respirar, à tona do rio. Os momentos seguintes foram de pânico.

Os Bombeiros de Freamunde foram para o local e, após mais de 40 minutos de tentativas, conseguiram reanimar a criança. No local, o ambiente era de consternação. "Estamos em choque", sintetizava o vizinho Cândido Pires.

CM - João Malta e Alexandre Panda

sábado, 27 de Junho de 2009

Visita do Curso de Promoção a Sargento-Chefe da Marinha

Decorre no dia 29 de Junho de 2009, entre as 10h30 e as 12h00, uma visita de estudo à ANPC de alunos do curso de promoção a Sargento-chefe da Marinha, composta por 25 formandos e dois formadores.

A visita decorrerá de acordo com o seguinte programa:

10H30 – Recepção da delegação;
10H40 – Apresentação sobre atribuições e organização da ANPC (NSCP);
11H00 – Apresentação sobre operações de protecção civil e visita ao CNOS;
12H00 – Fim da visita.
ANPC

sexta-feira, 26 de Junho de 2009

Ferreira do Alentejo: Bombeiros Feridos

Cinco bombeiros de Ferreira do Alentejo sofreram ontem ferimentos leves em resultado do despiste de um auto-tanque quando se deslocavam para um fogo em Ervidel, Aljustrel.

“Rebentou um pneu e a viatura capotou. Sofreram traumatismos e escoriações”, disse ao CM, o segundo-comandante da corporação, António Gomes. O acidente deu-se na EN2.
CM

Atenção: a foto anexa foi extraída do blog bombeirosparasempre e não corresponde ao acidente supra citado.

quinta-feira, 25 de Junho de 2009

3.ª Reunião do Conselho Nacional de Bombeiros

Decorre amanhã dia 26 de Junho, pelas 10:30, na sede da ANPC, a 3ª Reunião Plenária do Conselho Nacional de Bombeiros, órgão consultivo em matéria de bombeiros, criado pela Lei Orgânica da ANPC, em Abril de 2007, a onde serão analisados dois documentos, e emitido os respectivos pareceres, no âmbito do trabalho de regulamentação que tem vindo a ser desenvolvido, especificamente, o Projecto de Portaria “Seguro de acidentes pessoais dos bombeiros profissionais e voluntários”e o Projecto de Despacho “Regulamento da formação para os Trabalhadores dos Serviços Municipais de Protecção Civil”.
ANPC

quarta-feira, 24 de Junho de 2009

Reverendo Padre Francisco Faleceu Há um Mês

No próximo dia 3 de Julho (feriado Municipal), o Senhor Padre Francisco, a Título Póstumo, vai ser distinguido e homenageado pelo Município de Seia, com a Campânula Municipal de Mérito e Dedicação por relevantes serviços ao Concelho de Seia e ao País.


Acidentes Envolvendo Carros de Bombeiros Provocam Oito Feridos

Oito pessoas ficaram feridas na sequência de uma colisão entre um veículo dos bombeiros do Fundão e um carro particular.De acordo com a agência Lusa, que cita uma fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco, todos os feridos «têm fracturas nos membros e possivelmente ao nível torácico».

«Estão a ser transportados para o Hospital da Covilhã para serem observados», acrescentou Pedro Ribeiro, delegado municipal da Protecção Civil do Fundão, citado pela agência noticiosa.

O acidente aconteceu cerca das 18:00 entre o cruzamento de Enxames e a Senhora do Fastio. «O veículo ligeiro de combate a incêndios levava quatro bombeiros para um incêndio na Capinha e colidiu quase frontalmente com um jipe particular, que transportava outras quatro pessoas», apontou, acrescentando que nenhum dos feridos corre perigo de vida.
A fonte do CDOS disse ainda que minutos depois outra viatura com bombeiros que se dirigia para o mesmo incêndio despistou-se na mesma zona, perto de Peroviseu, mas apenas com danos materiais, acrescentou o CDOS.
Lusa
Atenção: a foto anexa foi extraída do blog bombeirosparasempre e não corresponde ao acidente supra citado.

Mais de 30 Incêndios na Noite de São João

Os bombeiros não tiveram descanso na noite de São João, tendo de acudir a mais de três dezenas de pequenos incêndios rurais e urbanos.

Só na cidade do Porto foram registados seis situações de incêndio, presumivelmente causadas pelo lançamento dos tradicionais balões de São João.

Os restantes casos de incêndio foram registados nos concelhos de Gondomar, Gaia, Valongo, e Maia.
F:CM

terça-feira, 23 de Junho de 2009

Marchas Populares de Seia 2009

Marcha de Loriga
Tema: Bombeiros - Vida Por Vida
Clique sobre as fotos para ampliar






































segunda-feira, 22 de Junho de 2009

Estatística da ANPC Face aos Incêndios Florestais desde 03JUN09 a 21JUN09

A Autoridade Nacional da Protecção Civil dá como estatística desde 03JUN2009 até 21JUN2009 cerca de 673 ocorrências de incêndios florestais, 8.144 combatentes no terreno e 2.035 viaturas de combate aos fogos nos TO.
F: ANPC

Área Ardida Quase Quadruplicou

A área ardida em Portugal quase quadruplicou entre 01 de Janeiro e 15 de Maio relativamente ao mesmo período do ano passado, tendo sido a maioria devastada em Março, revelam dados provisórios da Autoridade Florestal Nacional.

Os dados, a que Agência Lusa teve acesso, referem que entre 01 de Janeiro e 15 de Maio deste ano arderam 16 227 hectares (ha), entre povoamentos (4 230 ha) e matos (11 997 ha), o que representa um crescimento de 292 por cento face a período homólogo do ano passado, quando arderam 4 140 hectares.

Segundo o relatório provisório da Autoridade Nacional Florestal (ANF), a área ardida nos cinco meses e meio deste ano é superior ao período homólogo de cada um dos últimos dez anos e faltam cerca de mil hectares para atingir a totalidade da área consumida pelos incêndios florestais em 2008, quando arderam ao longo do ano 17 244 ha.

Lusa

Ocorrência: Queda de Uma Aeronave... Alarme e Saída de Viaturas

Sábado, 13 de Junho, helicóptero da empresa Helisul despenha-se no alto de S. Bento a cerca de 30 metros da EN 338 próximo da Lagoa Comprida. Alarme e saída das viaturas de socorro dos Bombeiros Voluntários de Loriga.

video

Vídeo enviado por: Tiago Lucas (visite http://loriganet.blogspot.com/)

sábado, 20 de Junho de 2009

Padre Francisco Abençoa Três Viaturas dos Bombeiros de Loriga

Bombeiros Voluntários de Loriga em suas Memórias
(Recinto da Nossa Senhora da Guia, Abril 1997)
Em 07/09/1999, a ambulância AMSTT - 05 partiu em missão para Timor Leste com dois dos nossos camaradas Bombeiros, Chefe Emílio Fernandes e Carlos Veloso Bombeiro de 2a. Classe.


Fotos enviadas por: Carlos Moura

Operadora de Central Reintegrada

Novas no caso, Bombeira de Mirandela Despedida, aqui publicada a 18ABR2009.

A telefonista dos bombeiros de Mirandela despedida, há dois meses, pela direcção, devido a declarações prestadas à comunicação social, denunciando a existência de um mau ambiente de trabalho na corporação, deve ser reintegrada.
O tribunal de trabalho de Bragança deu provimento à providência cautelar interposta pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local a pedir a suspensão provisória do despedimento. No entanto, a direcção ainda pode recorrer para o tribunal da Relação.
O caso remonta a 31 de Janeiro deste ano. Na altura, no final de um encontro regional de bombeiros profissionais, promovido pelo STAL, Maria Eduarda, delegada sindical e operadora da central de telecomunicações dos bombeiros de Mirandela, denunciou, através da comunicação social, a existência de mau ambiente de trabalho na corporação da cidade do Tua.
Declarações que a direcção dos bombeiros considerou injuriosas e que não dignificam a associação, levando à instauração de um processo disciplinar que, em Abril passado, culminou com a notificação do despedimento de Maria Eduarda.
O STAL avançou com uma providência cautelar no tribunal de trabalho de Bragança para suspender provisoriamente o despedimento, que agora decidiu dar provimento.
Na prática, o tribunal, numa apreciação provisória do caso, considera que o despedimento terá contornos ilegais, dado as declarações da telefonista dos bombeiros foram proferidas na qualidade de delegada sindical.
Francisco Marcos, do STAL, revela que Maria terá de ser reintegrada, caso contrário, a direcção dos bombeiros de Mirandela tem de pagar uma multa de 100 euros diários até à sua reintegração.
Fonte: bombeirosparasempre

Choque Frontal na A41 Faz Dois Mortos

Violento acidente em Água Longa, Santo Tirso

video

Duas pessoas tiveram morte imediata no violento choque frontal entre dois carros, na A41, Água Longa, Santo Tirso, ontem às 16h30. O condutor do Toyota Yaris ficou gravemente ferido.

As vítimas mortais são João Miguel Sampaio, de 22 anos, de Guimarães, e uma mulher que até ao fecho deste edição ainda não estava identificada.

Inicialmente, as autoridades julgaram tratar-se da esposa do condutor do Toyota, Manuel da Silva Bento, mas pouco depois foi confirmado que não era esta mulher que seguia no carro e que faleceu.

A confusão foi provocada pela existências de dois documentos de identificação encontrados no interior do Toyota. Primeiro, apareceu o de Maria Irene Silva Melo, esposa da vítima.

Quando as autoridades contactaram os familiares de Manuel Melo, constataram que Maria Irene estava viva. Um documento de identificação de outra mulher foi depois encontrado entre os destroços do Toyota.

Manuel Silva Melo, de 55 anos, empresário da construção civil, morador em Roriz, Santo Tirso, estava ontem em estado grave no Hospital de S. João, no Porto. A família disse apenas ao CM que Manuel abusava da velocidade.

CM

sexta-feira, 19 de Junho de 2009

350 Bombeiros Profissionais Vão Apoiar o Combate aos Incêndios em Castanheira de Pêra

video

IM Alerta Para radiação UV Muito Elevada

Portugal continental vai estar hoje sujeito a uma radiação ultravioleta muito alta, entre as 11h00 e as 15h00, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM). A Direcção-Geral da Saúde colocou hoje os quatro distritos do Alentejo em alerta Amarelo devido ao calor.
No nível de radiação 10, o segundo mais intenso numa escala que vai até 11, o IM aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar e que se evite a exposição das crianças ao Sol.
O índice ultravioleta varia entre o "Baixo" e o "Extremo", passando pelo nível "Moderado", "Alto" e "Muito Alto".
Segundo a página do IM na Internet, "a parte ultravioleta do espectro solar desempenha um papel determinante em muitos processos na biosfera, possuindo muitos efeitos benéficos, podendo no entanto causar graves prejuízos para a saúde se o nível de UV exceder os limites de 'segurança'".
Para hoje, o IM prevê, para Portugal, continuação do tempo quente com céu limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado na região Sul durante a manhã e vento fraco.
Quatro distritos do Alentejo com alerta devido ao calor.
A Direcção-Geral da Saúde (DGS) colocou hoje os quatro distritos do Alentejo em alerta Amarelo devido às temperaturas elevadas, advertindo para eventuais efeitos na saúde.
O alerta Amarelo - o nível intermédio de uma escala de três - corresponde a uma situação em que a DGS pede "atenção" à população face a eventuais efeitos das temperaturas elevadas na saúde.
Segundo o site da DGS, para Beja prevê-se hoje uma máxima de 38 graus, para Setúbal de 34º e para Évora e Portalegre de 37º.
Devido às altas temperaturas esperadas para hoje, também o Instituto de Meteorologia (IM) colocou sob aviso Amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro níveis, 12 distritos do Continente.
Além de Beja, Évora, Setúbal e Portalegre, o IM considera que existe uma situação de risco para determinadas actividades nos distritos de Lisboa, Santarém, Leiria, Castelo Branco, Guarda, Bragança, Braga e Vila Real. Lisboa deverá chegar aos 35º, Leiria e Guarda aos 31º, Castelo Branco aos 36º e Vila Real e Braga aos 33º.

09h00 Lusa

quinta-feira, 18 de Junho de 2009

Incêndio Que Deflagrou Num Prédio na Rua Duque de Loulé, no Porto

video

Recolha de Sangue em Loriga

quarta-feira, 17 de Junho de 2009

III Jornadas de Famalicão da Serra

Dia 9 de Julho de 2009
Programa:
08h00 - abertura do secretariado.
09h00 - abertura oficial de trabalhos com a presença de entidades ligadas ao sector.
09h30 - Mesa redonda: "O que mudou na política da Protecção Civil a partir do acidente de Famalicão da Serra: o dispositivo de combate e a formação".
10h30 - Pausa para pequeno-almoço e café.
11h00 - Apresentações sobre Protecção Individual nos Incêndios Florestais, por elementos do CEIF-ADAI.
12h30 - Pausa para almoço.
14h00 - Início do "Staff-raid".
15h00 - Deslocação para o terreno.
19h00 - (possivelmente haverá missa).
20h00 - Jantar.
21h30 - Concerto de Fado (encerramento das Jornada).
O programa será actualizado brevemente com os nomes das pessoas que participarão em cada painel.

segunda-feira, 15 de Junho de 2009

Representação dos Bombeiros de Loriga na Procissão do Corpo de Deus





Fotos enviadas por: Tiago Lucas (visite http://loriganet.blogspot.com)

Três Crianças Morreram num Incêndio em Palmela

Estavam a passar as férias com a irmã e o namorado e acabaram por perder a vida quando um incêndio deflagrou na casa devoluta que tinham escolhido para se abrigarem, os surpreendeu, tirando-lhes a vida.

Um incêndio numa habitação devoluta em Palmela, no distrito de Setúbal, provocou a morte a três crianças e causou ferimentos em dois adultos.

O comandante dos bombeiros de Pinhal Novo, Manuel Resende, confirmou o incêndio e as vítimas. "O Incêndio foi num prédio devoluto, deflagrou cerca das 06h44. O alerta foi dado pela GNR do local", afirmou o responsável pela corporação de bombeiros.

As crianças, todas com idades inferiores a dez anos, estavam com a irmã e com o namorado e usavam o prédio, que se encontrava devoluto já há bastante tempo, enquanto passavam férias, de acordo com informações prestadas pela jovem que se encontra com ferimentos.

Os bombeiros de Pinhal Novo acorreram ao local e já deram o incêndio por extinto, estando neste momento a aguardar que a Polícia Judiciária se desloque ao local para proceder a investigações que permitam estabelecer a causa do incêndio.

O delegado de saúde já esteve no local, mas somente após a presença da PJ os corpos poderão ser levantados e transportados para a morgue.
Apesar de habituados a combater incêndios em habitações o responsável pelos soldados da Paz de Pinhal Novo sente-se incapaz de enunciar uma previsível origem do incêndio.

RTP

domingo, 14 de Junho de 2009

Fotos do Helicóptero Acidentado na Serra da Estrela



Fotos enviadas por: Rui Nogueira

Acidente em Espanha: Bombeiros Portugueses de Luto

(Última Hora) -Um Bombeiro morto e quatro em estado grave em acidente em Espanha

Um acidente de viação ocorrido esta manhã próximo de León, em Espanha, com uma viatura onde seguiam vários bombeiros portugueses fez um morto e cinco feridos, quatro em estado grave, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil.

O alerta foi dado às 06h50 para o acidente que envolveu bombeiros de várias corporações (de Amarante, São Mamede de Infesta, Vila do Conde, Aveiros/Novos e Viana do Castelo). Estes elementos de equipas cinotécnicas, que viajavam numa ambulância, regressavam de um exercício em Barcelona.
Quatro dos cinco feridos encontram-se em estado grave. Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto informou que os bombeiros foram transportados para o hospital de León.
A ambulância sinistrada pertencia aos bombeiros de Amarante.
Lusa/RTP

Acidente de Viação em França: Portugueses Entre as Vítimas

Esta manhã, em Lyon, França, um violento acidente provocou seis mortos e três feridos graves. A Secretaria de Estado das Comunidades já confirmou que entre as vítimas há cidadãos portugueses.

O monovolume de matrícula suíça, com nove jovens com idades entre os 20 e os 30 anos a bordo, despistou-se na auto-estrada A40 no sentido Mâcon - Genebra. As razões do acidente ainda não foram apuradas.

Segundo os bombeiros que prestaram assistência às vítimas, alguns dos passageiros foram atirados para fora do carro e outros ficaram encarcerados.

O secretário de Estado das Comunidades, António Braga, revelou que três feridos graves já se encontram nos hospitais da zona. O cônsul de Portugal em Lyon está a acompanhar a situação.

RTP

sábado, 13 de Junho de 2009

Loriga: Helicóptero Despenha-se em Plena Serra da Estrela

Um helicóptero da Helisul caiu este sábado à tarde na Serra da Estrela, na zona da Lagoa Comprida. De acordo com a SIC Notícias, tratava-se de um voo civil. A queda originou três feridos, dois dos quais em estado grave.

A bordo do aparelho seguia uma equipa de filmagens alemã, que captava imagens para uma marca automóvel germânica.

Durante a operação de resgate dos feridos, que foram retirados de imediato do local, ficou também ferido um bombeiro.

video

É importante referir que este acidente não ocorreu em Alvôco da Serra como o referiu a SIC notícias, deu-se sim, numa zona próxima do Alto de São Bento, Freguesia de Loriga comparte com a Freguesia de Valezim.

Calor Coloca Oito Distritos em Aviso Amarelo

Oito distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à temperatura elevada, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM).
Os níveis de radiação ultravioleta mantêm-se muito altos em todo o território.
O aviso amarelo é o segundo nível menos grave de uma escala de quatro.
Beja deverá ser hoje o distrito mais quente do país, com 39º Celsius, seguido de Castelo Branco e Évora, com 37º, e de Portalegre, com 36º.
O IM prevê para hoje céu pouco nublado, temporariamente muito nublado nas regiões do Interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas, em especial durante a tarde.Aguarda-se também uma pequena descida da temperatura máxima nas regiões do litoral Norte e Centro e uma pequena subida da temperatura mínima nas regiões do interior.
Níveis de radiação ultravioleta muito altos em todo o território.
Os níveis de radiação ultravioleta mantêm-se hoje muito elevados em todo o território português, voltando a alcançar níveis extremos em Penhas Douradas e Funchal, segundo o IM.
Nos dois locais com mais radiação é desaconselhada a exposição solar, segundo o IM, que considera o nível extremo como uma situação de "perigo".
No restante território, os níveis altos de radiação levam o IM a aconselhar a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e que se evite a exposição das crianças ao Sol.
O período crítico é sensivelmente entre as 11h00 e as 17h00.
08h47 Lusa

quinta-feira, 11 de Junho de 2009

Bombeiros de Loriga Terminaram Assim o Mês de Maio

Os Bombeiros Voluntários de Loriga terminam o mês de Maria fazendo guarda de honra e condução do andor da Nossa Senhora de Fátima pelas ruas da Vila.



Fotos enviadas por: Tiago Lucas (visite: http://loriganet.blogspot.com/)

quarta-feira, 10 de Junho de 2009

Bivaque e Dístico Para Farda N.° 2

Depois de recebidos alguns e-mail's e comentários quanto ao desconhecimento de qual é o bivaque que está em uso para o farda n.° 2., seguem-se as seguintes directivas e fotos.
Portaria 845/2008, Artigo 9.°
“Bivaque”
O boné de bivaque, conforme foto, é de tecido dos uniformes n.os 1 e 2 e tem as seguintes características:
a) A peça superior da copa é unida às duas laterais com coberturas longitudinais;
b) As abas laterais são debruadas a cetache vermelho para bombeiros de categoria inferior ou igual a bombeiro de 1.ª, a cetache dourado para bombeiros de categoria superior a bombeiro de 1.ª e a cetache vermelho sotoposto a cetache dourado, para oficiais bombeiros;
c) O forro interior é de tecido azul -cinza e reforçado por tira de carneira que ajusta à cabeça;
d) Distintivo colocado no lado esquerdo e a um terço da frente.
Artigo 65.º
“Distintivo de bivaque”

O distintivo de bivaque, conforme foto, de material latão cor amarelo, é colocado no lado esquerdo e a um terço da frente.

terça-feira, 9 de Junho de 2009

Fanfarra Dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital

A Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital é composta por inúmeros elementos onde na sua maioria constam adolescentes e jovens. Tem já um vasto curriculum de festejos ao nível nacional onde participou recentemente nas comemorações dos 75 anos dos Bombeiros de Seia.

É "lamentável" que o seu uniforme, mais propriamente as boinas azuis (forma e cor pertencentes aos pára-quedistas) não estejam dentro do regulamentado de Uniformes dos Bombeiros Portugueses (Portaria 845/2008, Artigo 9°) a mesma que rege os restantes elementos do corpo activo.
Independentemente da ausência do bivaque pertencente às fardas número 2, foi um enorme prazer ter visto imensa juventude junta, acertada e afinada a ser aplaudida por imenso público.

Foto enviada por: Carlos Moura (carlosmoura-cmoura.blogspot.com)

Relatório do Planeta Terra

Se a população da Terra fosse reduzida à dimensão de uma pequena cidade de 100 pessoas, poderia observar-se a seguinte distribuição:

57 Asiáticos…; 21 Europeus…; 14 Americanos (norte e sul)…; 08 Africanos…; 52 mulheres…; 48 homens…; 70 pessoas de cor…; 30 caucasianos…; 89 heterossexuais…; 11 homossexuais…; 06 pessoas seriam donas de 59% de toda a riqueza e todos eles seriam dos Estados Unidos da América…; 80 pessoas viveriam em más condições…; 70 não teriam recebido qualquer instrução escolar…; 50 passariam fome…; 01 morreria…; 02 nasceriam…; 01 teria um computador…; 01 (apenas um) teria instrução escolar superior.

Quando olha para o mundo nessa perspectiva, consegue perceber a real necessidade de solidariedade, compreensão e educação?

Pense também no seguinte:
- Esta manhã, se acordar com saúde, então é mais feliz do que 1 milhão de pessoas que não vão sobreviver até ao final da próxima semana.
- Se nunca sofrer os efeitos da guerra, a solidão de uma cela, a agonia da tortura, ou fome, então é mais feliz do que outros 500 milhões de pessoas do mundo.
- Se pode entrar numa igreja (ou Mesquita) sem medo de ser preso ou morto, é mais feliz do que outros 3 milhões de pessoas do mundo.
- Se tem comida no frigorífico, tem sapatos e roupa, tem uma cama e tecto, é mais rico do que 75% das outras pessoas do mundo.
- Se tem uma conta bancária, dinheiro na carteira e algumas moedas num mealheiro, pertence ao pequeno grupo de 8% de pessoas do mundo que estão bem na vida.

Se está lendo esta mensagem, é triplamente abençoado, pois:
1. Alguém se lembrou de você.
2. Não faz parte do grupo de 200 milhões de pessoas que não sabem ler.
3. E tem um computador!

Tal como alguém uma vez disse:
- Trabalha como se não precisasses do dinheiro;
- Ama como se nunca tivesses sido magoado;
- Dança como se ninguém estivesse a ver-te;
- Canta como se ninguém estivesse a ouvir-te;
- Vive como se a terra fosse o Paraíso.

PLANETA VOLUNTÁRIOS
Porque ajudar faz bem!!!
Enviado por: Márcio Demari - Planeta Voluntários (9 de Junho de 2009 05:29)